Estranha Estrutura de Pedras Encontrada Sob o Mar Báltico Pode Ter Auxiliado na Caça de Rena Há 8500 anos

Durante uma recente expedição de pesquisa, cientistas se depararam com uma descoberta peculiar sob o Mar Báltico: uma linha de pedras se estendendo por quase 1 quilômetro no leito marinho. O que é mais intrigante é que essas pedras, variando do tamanho de bolas de tênis a carros pequenos, estavam dispostas de maneira deliberada, sugerindo intervenção humana.

0
54

Sob a liderança do geólogo marinho Jacob Geersen, do Instituto Leibniz para Pesquisa no Mar Báltico, a equipe embarcou em uma missão para desvendar o mistério por trás dessa estrutura submarina. Publicados nos Proceedings of the National Academy of Sciences, seus achados propõem que esta parede de pedra, submersa devido ao aumento do nível do mar, foi construída cerca de 8500 anos atrás para auxiliar na caça de renas.

Arqueólogos e pesquisadores uniram forças para investigar mais a fundo, descartando depósitos glaciais devido ao alinhamento das pedras perpendicularmente aos padrões glaciais típicos. Além disso, datações por radiocarbono indicam que a construção da parede remonta ainda mais, a aproximadamente 10.000 anos atrás, coincidindo com o fim da última era glacial.

Embora a própria parede possa não ter servido como uma barreira formidável, provavelmente desempenhou um papel crucial em guiar as manadas de renas migratórias. Ao explorar a tendência natural dos animais de seguir características lineares na paisagem, os antigos caçadores poderiam ter se posicionado estrategicamente ao longo da parede para interceptar sua presa.

Essa descoberta inovadora desafia suposições anteriores sobre a mobilidade dos caçadores paleolíticos no Norte da Europa e lança luz sobre sua relação complexa com o meio ambiente. À medida que os pesquisadores continuam a explorar o mundo subaquático com tecnologia avançada, mais sítios submersos podem vir à tona, revelando novas percepções sobre a história da humanidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here