Revisão de Literatura na Pesquisa Empresarial

0
175
Revisão de Literatura na Pesquisa Empresarial
Revisão de Literatura na Pesquisa Empresarial

A produção de conhecimento no campo da investigação empresarial está numa fase de aceleração significativa, caracterizada por uma expansão vertiginosa e uma natureza interdisciplinar. Enquanto a pesquisa avança a passos largos, torna-se desafiador manter-se actualizado com o estado da arte e estar na vanguarda do conhecimento em áreas específicas da investigação empresarial. Diante desse cenário, a revisão de literatura emerge como uma metodologia de pesquisa mais relevante do que nunca.

No entanto, as tradicionais revisões de literatura frequentemente carecem da meticulosidade e rigor necessários, sendo muitas vezes conduzidas de maneira ad hoc, sem seguir uma metodologia específica. Isso levanta questões sobre a qualidade e confiabilidade dessas avaliações. Para abordar essa lacuna, um novo artigo publicado no Jornal de Pesquisa Empresarial https://www.sciencedirect.com/journal/journal-of-business-research discute a revisão de literatura como uma abordagem crucial na condução de pesquisas empresariais. O documento oferece uma visão abrangente de diferentes tipos de revisões, juntamente com directrizes para conduzir e avaliar adequadamente um artigo de revisão de literatura.

O artigo destaca a importância de construir uma base sólida para o avanço do conhecimento e a facilitação do desenvolvimento teórico por meio de revisões de literatura bem conduzidas. Essas revisões têm o poder de integrar resultados e perspectivas de diversos estudos empíricos, abordando questões de pesquisa com uma profundidade que nenhum estudo isolado pode oferecer.

Ao fornecer uma visão geral de áreas onde a pesquisa é fragmentada e interdisciplinar, a revisão de literatura também se destaca como uma ferramenta valiosa para sintetizar os resultados da investigação, identificar lacunas no conhecimento e orientar o desenvolvimento de quadros teóricos e modelos conceituais.

O artigo aborda ainda questões práticas que os pesquisadores enfrentam ao conduzir revisões de literatura em pesquisa empresarial, fornecendo orientações sobre a escolha da metodologia apropriada, a definição de critérios de elegibilidade e a avaliação da qualidade da revisão. Além disso, destaca diferentes abordagens, como revisões sistemáticas, semi-sistemáticas e integrativas, adaptáveis a diferentes objectivos e níveis de execução.

Por fim, o artigo busca não apenas esclarecer o que constitui uma revisão de literatura eficaz, mas também fornecer directrizes valiosas para avaliar a qualidade desses estudos. Destina-se a beneficiar não apenas os pesquisadores e autores, mas também editores, revisores e todos os leitores interessados em obter uma compreensão aprofundada do estado actual da investigação empresarial.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here