Pronomes Utilizados por Casais diz muito sobre o relacionamento

Um artigo publicado na revista científica Social Psychological and Personality Science revelou que o tipo de pronomes utilizados por casais pode oferecer informações importantes sobre como cada parceiro vê o relacionamento. A análise foi conduzida por uma equipe norte-americana que examinou 1.400 observações provenientes de sete pesquisas anteriores sobre o tema.

Pronomes utilizados por casais pode oferecer informações importantes sobre...
Pronomes utilizados por casais pode oferecer informações importantes sobre…

De acordo com os especialistas da Universidade da Califórnia, em Riverside, aqueles que evitam usar o pronome “nós” (ou termos como “nosso/a”) para se referirem ao relacionamento tendem a evitar um apego íntimo ao companheiro. Em vez disso, preferem utilizar pronomes como “eu”, “meu” e “minha”. O principal autor da pesquisa, Will Dunlop, afirmou que “os pronomes que os indivíduos usam ao narrar suas experiências anteriores em suas vidas românticas fornecem uma pista sobre seus estilos de apego.”

Normalmente, os estilos de apego são representados por dois factores principais: ansiedade, reflectindo o grau de preocupação e medo de perder o parceiro romântico, e “evitação”, que reflecte o grau de desconforto em se aproximar e depender do parceiro.

Dunlop sugere que, com mais estudos, será possível prever o comportamento de alguém em um relacionamento futuro, analisando a linguagem utilizada. Ele enfatiza que esta abordagem representa uma maneira relativamente nova e indirecta de avaliar o “apego evitativo”, já que os indivíduos normalmente não têm consciência dos pronomes que utilizam. O especialista planeja continuar suas pesquisas nessa área.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img
spot_img

Hot Topics

Related Articles

Ir para a barra de ferramentas