ChatGPT Registra Queda de Usuários e Mostra Sinais de Menor Eficiência

0
953
ChatGPT Registra Queda de Usuários e Mostra Sinais de Menor Eficiência
ChatGPT Registra Queda de Usuários e Mostra Sinais de Menor Eficiência

A plataforma de inteligência artificial generativa, ChatGPT, lançada pela OpenAI em Novembro de 2022, enfrentou sua primeira diminuição no número de usuários. Conforme dados do Statista, o total de usuários activos do ChatGPT diminuiu em 10% durante Junho de 2023.

Existem diversos factores que possivelmente contribuíram para essa redução. Um deles é que a ferramenta não mantém mais o mesmo nível de inovação que possuía no momento do lançamento. Outra razão pode ser o surgimento de novos serviços de inteligência artificial que são mais avançados e acessíveis do que o ChatGPT, como é o caso do Bard, desenvolvido pelo Google.

A OpenAI ainda não se manifestou sobre a diminuição no número de usuários do ChatGPT. Entretanto, a empresa está trabalhando em uma série de actualizações, incluindo a habilidade de traduzir idiomas, gerar diversos tipos de conteúdo criativo e responder a perguntas de maneira mais intuitiva.

É possível que essas actualizações da OpenAI possam reverter a tendência de queda no uso do ChatGPT. No entanto, também é uma possibilidade que o ChatGPT tenha perdido sua vantagem competitiva em relação a outros serviços.

Menos Eficiente?
Um estudo realizado pelas universidades de Stanford e Berkeley revelou que os modelos de linguagem GPT-3.5 e GPT-4 estão apresentando menor eficiência. Os testes conduzidos indicaram que a precisão das respostas geradas pela plataforma está em declínio.

O ChatGPT é treinado com um vasto conjunto de dados de texto e código, porém, ele não é capaz de aprender novas informações além desse conjunto. Isso implica que o ChatGPT não acompanha as mudanças no mundo e não pode se adaptar a situações novas, como mencionaram os pesquisadores.

Outra crítica direccionada ao ChatGPT é sua vulnerabilidade a ser enganado; a ferramenta pode ser induzida a oferecer informações incorrectas. Por consequência, ela não é uma fonte confiável de dados e não deve ser utilizada para tomadas de decisões significativas.

Apesar dessas críticas, o ChatGPT mantém seu poder enquanto ferramenta versátil, capaz de gerar texto, traduzir idiomas, criar diferentes tipos de conteúdo criativo e responder perguntas de forma informativa. Entretanto, é essencial estar ciente das limitações do serviço e não confiá-lo como única fonte de informações confiáveis.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here