MED Introduz Mono Docência Coadjuvada nas Quintas e Sextas Classes”

O Ministério da Educação (MED) lançou nesta segunda-feira, dia 16, um programa experimental denominado “mono docência coadjuvada”, que envolve a colaboração de um professor titular e dois auxiliares. A aplicação deste modelo está prevista para este ano letivo, com uma fase inicial em 144 escolas selecionadas nas 18 províncias do país, com oito escolas por município.

Este novo modelo de ensino envolve a redução do número de disciplinas, passando de nove para sete, com um foco especial na integração de saberes curriculares, particularmente nas áreas STEM (ciência, tecnologia, matemática, engenharia e artes).

O programa está planejado para uma fase experimental de cinco anos, sendo o último ano dedicado à avaliação dos impactos dessa alteração. Para garantir o sucesso deste modelo, 36 professores do ensino primário de todas as províncias do país estão a receber formação especializada na integração de saberes curriculares, no âmbito do Programa Saber Mais.

Este novo modelo de docência busca promover a interdisciplinaridade e estimular a interação entre as diversas componentes curriculares, abordando também questões sociais relacionadas às disciplinas. O Ministério da Educação está a impulsionar essa transformação curricular com o objetivo de melhorar a gestão da docência nas quintas e sextas classes.

Destaca-se que essa iniciativa faz parte do cumprimento do caderno reivindicativo do Sindicato Nacional dos Professores Sinprof, que tem defendido a eliminação da Mono docência nas quintas e sextas classes como uma medida fundamental para a melhoria da educação em Angola. Essa parceria entre o Ministério da Educação e o Sindicato Nacional dos Professores representa um passo significativo em direcção a uma educação de maior qualidade e eficácia no país.

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