LANÇAMENTO DE OBRA LITERÁRIA SOBRE PESTE SUÍNA AFRICANA

0
188

Na sexta-feira, 13 de outubro do corrente ano, na cidade de Luanda, foi lançada a obra literária intitulada “Peste Suína Africana,” escrita por David Nsalambi.

O livro foi publicado com o apoio do Ministério da Agricultura e Florestas, através do Projeto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC).

Em Angola, a peste suína africana, uma doença endêmica, foi identificada pela primeira vez em 1932, na região de Golungo Alto, província de Cuanza Norte.

Essa doença foi diagnosticada pela primeira vez no mundo por R. Montgomery em 1909 e confirmada em 1921 no Quênia. O vírus é mantido em populações de porcos selvagens, como Phacochoerus aethiopicus, Potamochoerus porcus e Hylochoerus, e transmitido por carrapatos, incluindo Ornithodorus Moubata.

Posteriormente, a doença foi registrada em outros países africanos, principalmente abaixo do Saara e ao sul do equador, incluindo Malawi (1912), Tanzânia (1914), Namíbia (1920), República Democrática do Congo (1924), África do Sul (1926) e Zâmbia (1933).

O Ministro da Agricultura e Florestas, Engenheiro António Francisco de Assis, e sua equipe estiveram presentes no lançamento desta obra significativa.

O Ministro Francisco de Assis destacou que “A obra Peste Suína é de facto uma mais-valia para o Setor, principalmente por ser escrita por um dos nossos quadros, e que contribuirá para a transmissão de conhecimentos para estudantes, especialistas e investigadores.”

O autor mencionou em seu discurso que o sucesso é alcançado com formação contínua e persistência. A obra foi originalmente escrita em 2015 como parte de sua tese de doutoramento e só pôde ser lançada em 13 de outubro de 2023, devido a diversas razões.

O Dr. David Nsalambi é também autor de outras obras, incluindo “Recursos Zoo genéticos em Angola” e “Anatomia Patológica Geral dos Animais Domésticos.” Nascido em 28 de dezembro de 1941 na Província do Uíge, ele é Ph.D. em Ciências Veterinárias desde 1987 e atualmente aposentado pelo Ministério da Agricultura e Florestas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here