Telescópio James Webb Encontra Galáxia Semelhante à Via Láctea Antiga
epresentação artística da galáxia espiral barrada ceers-2112, observada no início do universo — Foto: Luca Costantin/CAB/CSIC-INTA

Cientistas liderados pelo Centro de Astrobiologia na Espanha identificaram, por meio do Telescópio Espacial James Webb da NASA, a galáxia espiral barrada mais distante já observada. A galáxia, denominada ceers-2112, surgiu pouco após o Big Bang, desafiando as expectativas anteriores sobre a formação dessas estruturas cósmicas.

Até o momento, acreditava-se que galáxias espirais barradas, como a Via Láctea, não poderiam ser observadas antes que o universo, com seus 13,8 bilhões de anos estimados, atingisse a metade de sua idade actual. A descoberta dessa estrutura distante demonstra que, no início do universo, as galáxias podem ter sido tão organizadas quanto a Via Láctea, desafiando a noção de que eram predominantemente caóticas nesse estágio.

A galáxia ceers-2112 apresenta uma estrutura central que se assemelha a uma “barra de chocolate” galáctica, uma característica rara em galáxias não espirais. Essa descoberta sugere que as galáxias amadureceram e se tornaram ordenadas mais rapidamente do que se pensava anteriormente, exigindo uma revisão de alguns aspectos das teorias atuais sobre a formação e evolução galáctica.

O astrónomo Alexander de la Vega, co-autor do estudo da Universidade da Califórnia, destaca que a formação de barras galácticas, anteriormente considerada um processo que leva bilhões de anos, pode ocorrer em uma fracção desse tempo, cerca de um bilhão de anos ou menos. Essa descoberta pode influenciar modelos teóricos, especialmente na quantidade de matéria escura que compõe as galáxias no início do cosmos, uma vez que acredita-se que essa matéria invisível afecta a formação de barras.

A pesquisa também destaca a importância do Telescópio Espacial James Webb na detecção e interpretação dessas estruturas cósmicas em estágios iniciais, indicando que mais descobertas desse tipo podem ser esperadas à medida que a exploração do universo primitivo continua.

Esta notícia foi originalmente publicada por Galileu.