Novos Rumos na Luta contra Infecções por fungos

0
263
Novos Rumos na Luta contra Infecções por fungos
Novos Rumos na Luta contra Infecções por fungos

Uma nova descoberta na pesquisa de medicamentos contra fungos pode revolucionar a forma como tratamos infecções fúngicas, um problema que afecta milhões de pessoas em todo o mundo. Cientistas encontraram uma maneira inovadora de desenvolver medicamentos antifúngicos mais eficazes e menos prejudiciais aos rins.

O estudo se concentra em um medicamento chamado anfotericina B, que é conhecido por ser eficaz contra fungos, mas também por ser prejudicial aos rins. Até agora, a maioria dos esforços para criar antifúngicos focava em evitar danos aos rins, mas essa nova pesquisa mudou o foco.

Descobriu-se que a anfotericina B não mata fungos da maneira que se pensava. Em vez de atacar directamente as membranas celulares, como se acreditava anteriormente, ela forma aglomerados semelhantes a esponjas fora das células fúngicas. Os cientistas descobriram que, ao retirar rapidamente o ergosterol, uma substância presente nos fungos, a anfotericina B pode se tornar mais eficaz e menos prejudicial aos rins.

Essa abordagem inovadora levou à identificação de novas substâncias, como o AM-2-19, que mostrou ser eficaz no tratamento de infecções fúngicas, preservando a função renal. Essa descoberta é promissora porque, até agora, os medicamentos antifúngicos eram limitados e muitas vezes causavam danos aos rins.

Essa pesquisa não apenas representa um avanço no tratamento de infecções fúngicas, mas também pode fornecer insights valiosos para o desenvolvimento de medicamentos para outras infecções, evitando resistência e melhorando os resultados dos tratamentos. Em resumo, estamos diante de uma descoberta emocionante que pode transformar a maneira como lidamos com infecções em todo o mundo.

Para mais informações sobre o estudo disponível no link abaixo:

https://www.nature.com/articles/s41586-023-06710-4

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here