Os Desafios na Identificação de Super Dotados no Brasil:

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Pessoas com altas habilidades intelectuais(Super Dotados), muitas vezes caracterizadas pela facilidade em assimilar novos conceitos e procedimentos, representam aproximadamente 2% da população mundial, de acordo com estimativas da Mensa, uma associação presente em 100 países que se dedica à identificação e promoção do desenvolvimento da inteligência. No Brasil, a Mensa estima que cerca de 4 milhões de indivíduos possuam essas características. No entanto, a falta de políticas públicas destinadas ao mapeamento de superdotados em diversas faixas etárias e áreas do conhecimento limita a contagem no país ao ambiente escolar.

Os dados do Censo Escolar de 2022 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) revelam que o número de alunos matriculados em escolas públicas e particulares, com altas habilidades académicas, é de 26,8 mil. Esse número de Super Dotados, entretanto, pode ser significativamente maior, de acordo com especialistas consultados para esta matéria.

A definição de superdotação varia, sendo que pessoas com capacidade intelectual acima da média geralmente atingem escores superiores a 115 em testes de quociente de inteligência. Contudo, a falta de consenso na definição do termo torna o conceito aberto a interpretações, podendo incluir habilidades para além do âmbito intelectual, variando entre países e entre profissionais que trabalham na área. Um documento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), publicado em 2019, destaca a diversidade de métodos de identificação, que podem envolver testes de QI, desempenho cognitivo, ferramentas para medir habilidades específicas e o engajamento do indivíduo em actividades relacionadas às suas áreas de interesse.

De acordo com a cartilha “Saberes e Práticas da Inclusão,” elaborada em 2006 pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), alunos superdotados demonstram potencial elevado em diversas áreas, como intelectual, académica, liderança, psicomotricidade e artes. A criatividade e o envolvimento significativo na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de interesse são características destacadas. Assim, a superdotação não se restringe apenas ao desempenho académico, abrangendo liderança natural, habilidades artísticas excepcionais e realizações notáveis em diversas disciplinas. A matemática Carina Alexandra Rondini, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), destaca que não é necessário ter um desempenho destacado em todas as áreas para ser considerado superdotado.

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