Os Chimpanzés e a Arte da Guerra de Sun Tzu

0
187
Os chimpanzés são capazes de usar estratégias militares até agora apenas observadas em humanos.
Os chimpanzés são capazes de usar estratégias militares até agora apenas observadas em humanos.

Recentemente, uma equipe de pesquisadores observou comportamentos extraordinários em duas comunidades de chimpanzés na Costa do Marfim, revelando que esses primatas são capazes de empregar tácticas militares reminiscentes das estratégias humanas.

O estudo, conduzido no Parque Nacional de Taï, destaca que os chimpanzés são selectivos em sua abordagem durante conflitos, preferindo terrenos elevados – uma prática que ecoa as recomendações fundamentais de Sun Tzu, o renomado filósofo e estrategista militar chinês, autor de “A Arte da Guerra”.

Esta observação inédita envolveu o rastreamento minucioso dos movimentos e comportamentos de dois grupos de chimpanzés. Os resultados indicaram uma preferência notável por terrenos elevados ao avaliar riscos e tomar decisões estratégicas em disputas territoriais.

O pesquisador Sylvain Lemoine, da Universidade de Cambridge, comentou: “Esta é a primeira vez que se observa uma espécie não humana usando estrategicamente terrenos elevados em conflitos territoriais”. A abordagem dos chimpanzés reflecte um nível avançado de metacognição, evidenciando sua capacidade de reflectir sobre conhecimento e buscar informações para tomar decisões informadas.

Os chimpanzés, conhecidos por seu comportamento territorial e agressão coordenada, utilizam esses pontos de observação elevados para avaliar a presença e força de grupos rivais. Essa estratégia lhes proporciona a capacidade de decidir quando adentrar territórios disputados, seja para evitar conflitos ou identificar oportunidades de ataque.

O estudo enfatiza que essa táctica não é resultado de comportamento aleatório, mas sim uma expressão de capacidades cognitivas complexas moldadas pela selecção natural. Sylvain Lemoine sugere que essas tácticas de guerra podem ter raízes evolutivas, semelhantes às proto-guerras observadas em populações humanas pré-históricas.

Embora o foco tenha sido nos chimpanzés do Parque Nacional de Taï, os pesquisadores acreditam que outras comunidades de chimpanzés também podem empregar estratégias semelhantes, dependendo das características do terreno em seus habitats.

Enquanto os chimpanzés vivem em comunidades que competem por espaço e recursos, envolvendo episódios ocasionais de agressão coordenada, este estudo destaca as fascinantes nuances de sua comportamento e estratégias, trazendo uma compreensão mais profunda sobre a complexidade de suas interações sociais. Felizmente, estamos um passo distante do cenário distópico retractado na icónica saga “Planeta dos Macacos”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here