MESTI suspende Bolsas de Estudos para o estrangeiro

0
40
MESTI suspende Bolsas de Estudos para o estrangeiro
MESTI suspende Bolsas de Estudos para o estrangeiro

O Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e Inovação( MESTI) anunciou  nesta Quarta-feira que, devido a constrangimentos financeiros, não publicará o edital para candidaturas a bolsas de estudos em universidades estrangeiras neste ano.

Segundo o comunicado emitido pelo Ministério e assinado pela ministra Maria do Rosário Bragança , os beneficiários das edições anteriores do “Programa de Envio Anual de 300 Licenciados/Mestres para as Melhores Universidades do Mundo” manterão suas bolsas.

O Ministério destaca a importância da formação de profissionais angolanos e planeja estabelecer acordos e parcerias com instituições estrangeiras ao longo de 2024 para garantir educação de alta qualidade em áreas prioritárias para o desenvolvimento nacional, com custos controlados.

Estes acordos beneficiarão tanto o corpo docente e discente das instituições de ensino superior públicas quanto os jovens interessados em mestrado, especialização médica e doutorado.

Em Janeiro, o Director-geral do INAGBE (Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudos), Milton Chivela, denunciou que alguns bolseiros estavam a abandonar os estudos e o país de formação para aproveitar apenas os fundos governamentais disponíveis.

Muitos desses estudantes, especialmente na Portugal e Espanha, demonstravam pouco interesse académico e apresentavam documentos falsos para continuar recebendo benefícios financeiros.

Chivela lamentou o desperdício de recursos governamentais, aproximadamente 18.000 dólares por estudante, sem o retorno desejado, e prometeu tomar medidas legais contra esses comportamentos, além de informar as instituições estrangeiras sobre esses casos.

Na primeira edição do programa, em 2019, o Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) enviou 68 candidatos para o exterior. No ano seguinte, o número subiu para 117 estudantes, depois para 250 e, finalmente, no quarto ano de implementação, foi atingido o objectivo de atribuir 300 bolsas de estudo para estudantes que frequentam as melhores universidades do mundo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here