UTANGA Celebra “Dia Mundial da Ciência para a Paz e Desenvolvimento” com 1ª Feira Científica

Durante a visita guiada, o Magnífico Reitor da UTANGA, Ilídio Pascoal Simão, acompanhado de seus vice-reitores Eugénio Tchipako e Yamilé Romero, prestigiaram a actividade. O Magnífico Reitor e seu Vice experimentaram o aplicativo "Belita," destacando sua facilidade de uso e especificidade.

0
130
UTANGA Celebra
UTANGA Celebra "Dia Mundial da Ciência para a Paz e Desenvolvimento" com 1ª Feira Científica

No dia 10 de Novembro, data institucionalizada pela UNESCO como o “Dia Mundial da Ciência para a Paz e Desenvolvimento,” a Universidade Técnica de Angola (UTANGA) realizou sua 1ª Feira Científica no Campus do Capolo II – “Joaquim Pessoa”. O evento, organizado pelas faculdades de Engenharias e de Letras e Ciências Sociais, sob o lema “UTANGA Construindo Confiança na Ciência,” teve como objectivo principal promover a conscientização sobre o papel da ciência na comunidade académica e na sociedade em geral.

A celebração incluiu a apresentação de quatro aplicativos de impacto social, três deles desenvolvidos por estudantes de Engenharia Informática do 3.º ano. “Trash Business” propõe um sistema de reciclagem que permite aos usuários adquirir bens e serviços usando seus resíduos. “Wawa Maps” é um sistema de gestão de rotas para autocarros de serviços públicos, visando reduzir o congestionamento nas paragens. “Bet On” oferece um sistema de acompanhamento para criação de fichas de apostas desportivas, fornecendo informações técnicas sobre as equipas em questão. Além disso, o aplicativo “Belita,” desenvolvido pelo Professor Simão Cândido de Almeida, traduz a linguagem normal em linguagem gestual, beneficiando utentes com deficiência auditiva.

Durante a visita guiada, o Magnífico Reitor da UTANGA, Ilídio Pascoal Simão, acompanhado de seus vice-reitores Eugénio Tchipako e Yamilé Romero, prestigiaram a actividade. O Magnífico Reitor e seu Vice experimentaram o aplicativo “Belita,” destacando sua facilidade de uso e especificidade.

A 1ª Feira Científica não só evidenciou os avanços científicos da UTANGA como também promoveu o diálogo sobre o impacto da ciência na vida cotidiana e consolidou o compromisso da instituição com a inovação e desenvolvimento.

A celebração do “Dia Mundial da Ciência para a Paz e Desenvolvimento” pelas universidades desempenha um papel crucial na promoção da consciência científica e na integração da comunidade académica com a sociedade. Esses eventos proporcionam uma plataforma para a apresentação e discussão de inovações, pesquisas e descobertas, não apenas enriquecendo o ambiente académico, mas também aproximando a ciência das necessidades e desafios do mundo real. Além disso, destacam o compromisso das instituições de ensino superior com o avanço do conhecimento, da tecnologia e, por consequência, do desenvolvimento social. A celebração anual reforça a importância da ciência como catalisador para a paz e o progresso, inspirando a próxima geração de cientistas e fortalecendo a confiança da sociedade na capacidade da ciência de moldar um futuro mais sustentável e equitativo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here