Vice-Presidente Anuncia Medidas para Reforçar Ensino Superior e Pesquisa Científica em Angola

0
62
Vice-Presidente Anuncia Medidas para Reforçar Ensino Superior e Pesquisa Científica em Angola
Vice-Presidente Anuncia Medidas para Reforçar Ensino Superior e Pesquisa Científica em Angola

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, anunciou importantes iniciativas para fortalecer o Ensino Superior em Angola, durante a o acto de abertura da 8ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia realizada no Arquivo Histórico Nacional realizada nesta Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023.

Para impulsionar a produtividade científica no país, o Executivo pretende reforçar as instituições de Ensino Superior através do aumento de capital humano, capacitação de investigadores científicos e melhorias nas infra-estruturas académicas. Entre as medidas anunciadas estão:

1. Admissão de Quadros: Em 2024, está prevista a admissão de 923 docentes e investigadores científicos por meio de concurso público, buscando fortalecer as instituições de Ensino Superior e o Centro Nacional de Investigação Científica.

2. Projectos Executivos: Apesar das limitações orçamentais, estão em curso os projectos executivos para a construção do Hospital Universitário da Universidade Agostinho Neto e uma nova fase da Universidade do Namibe, visando melhorar as infra-estruturas académicas.

3. Projectos de Financiamento: Foram iniciados procedimentos para garantir financiamento destinado à construção e equipamento de novas instalações académicas em diversas instituições, como a Universidade Agostinho Neto, Universidade Katyavala Bwila, Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Universidade José Eduardo dos Santos, e Instituto Superior de Ciências de Educação de Benguela.

4. Projectos de Infra-estrutura: A Vice-Presidente destacou a concepção de projectos para a construção e equipamento de infra-estruturas em instituições como o Instituto Superior Politécnico do Bié, Instituto Superior Politécnico do Moxico, Instituto Superior Politécnico de Ndalatando, e Instituto Politécnico de Ondjiva, Unidade Orgânica da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, com previsão de início das obras em 2024.

5. Melhoria das Infra-estruturas Académicas: Além disso, serão realizadas melhorias nas infra-estruturas académicas dos Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCEDs) do Uíge, da Huíla, do Huambo, e da Escola Superior Pedagógica do Bengo.

6. Obras em Andamento e Inaugurações: Obras estão em andamento na Universidade Lueji A Nkonda, no Dundo, e na Nova Instituição de Ensino Superior em Saurimo. Destaca-se a reabilitação do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), com previsão de reinauguração em 2024. A Vice-Presidente também mencionou a proximidade da inauguração do Centro de Ciência de Luanda, uma infra-estrutura que fortalecerá o ecossistema de Ciência e Tecnologia.

Essas iniciativas representam um compromisso significativo do governo angolano com o desenvolvimento do Ensino Superior e da pesquisa científica no país.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here