Pinguins-de-barbicha Dormem Mais de 10.000 vezes por Dia

Post date:

Author:

Category:

Esses pinguins-de-barbicha têm um jeito curioso de dormir durante a época de ninho. Eles cochilam mais de 10.000 vezes por dia, mas só por alguns segundos de cada vez. Essas “micros sonecas” dão aa estes animais mais de 11 horas de sono todos os dias, ajudando-os a ficar de olho em predadores.

Quando estão nidificando,  enfrentam barulho e estresse constantes, com ameaças de pássaros predadores e outros pinguins briguentos. O jeito peculiar de dormir ajuda os pinguins a protegerem seus filhotes e, ao mesmo tempo, a descansarem o suficiente, dizem os pesquisadores em um estudo publicado na revista Science.

Os pinguins-de-barbicha dormem de um jeito bem fragmentado, fazendo mais de 600 cochilos curtinhos por hora, cada um durando só uns quatro segundos. Às vezes, até dormem com só metade do cérebro, enquanto a outra metade fica acordada. No total, esses cochilos somam mais de 11 horas de sono para cada lado do cérebro ao longo de mais de 10.000 cochilos rápidos todo dia.

Apesar desse jeito estranho de dormir, os pesquisadores acham que as micros sonecas ajudam a restaurar os cérebros dos pinguins. Mesmo com esse padrão de sono, eles conseguem se sair bem, sobrevivendo e cuidando bem dos seus filhotes. Esse jeito único de dormir dos pinguins mostra como os animais têm maneiras diferentes e flexíveis de descansar e se adaptar a desafios.

STAY CONNECTED

0FansLike
3,888FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

INSTAGRAM

Ir para a barra de ferramentas