Físicos inventaram uma nova maneira de agitar um Martini

0
412
Físicos inventaram uma nova maneira de agitar um Martini
Físicos inventaram uma nova maneira de agitar um Martini

Ao mexer um copo de Martini de um lado para o outro, você pode criar um padrão interessante dentro do drink, algo como um desenho formado pela mistura. Cientistas da Universidade de Waterloo, no Canadá, liderados por Zhao Pan, descobriram algo curioso observando esses padrões.

A descoberta aconteceu quando Zhao Pan, o físico, estava sentado perto de uma janela e percebeu que as bolhas em seu Martini se moviam de uma maneira que criava padrões complexos, meio que como redemoinhos.

Intrigado, Zhao Pan decidiu replicar a experiência em um laboratório, usando uma mistura de água, glicerina e corante alimentar em vez de álcool.

Os cientistas se concentraram em algo chamado “número de Reynolds”, que é uma medida de como os fluidos se movem. Eles fizeram experimentos com diferentes misturas para ver que tipo de padrões apareciam quando o copo de Martini era agitado.

Eles descobriram que, se você colocar mais álcool na bebida, os padrões que se formam ao agitar o copo parecem um coração comprido quando vistos de cima. Se a bebida tem menos viscosidade (é mais “líquida”), os padrões se parecem com um trevo de quatro folhas, com pequenos redemoinhos no centro de cada “pétala”.

As fotos desse trabalho serão mostradas em uma conferência de física nos EUA.

Uma das pesquisadoras, Mabel Song, disse que dá para comparar o jeito que os líquidos se movem num copo de Martini com outras situações, como o movimento de líquidos em objectos que estão se mexendo ou até o combustível dentro do tanque de um navio.

Essas semelhanças se aplicam até a fenómenos naturais. Os padrões de movimento num copo de Martini lembram as correntes de água em áreas perto da costa, onde a água bate em uma borda inclinada, reflecte e cria um jato forte para fora.

Então, esse estudo não só nos ajuda a entender como os líquidos se movem de uma maneira bem diferente e curiosa, mas também mostra como coisas que vemos todo dia podem levar a descobertas científicas. É tipo o que aconteceu quando uma maçã caiu na cabeça de Isaac Newton, sabia?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here