Como Memorizar 1080 Números em 30 Minutos?

0
589
em 2017, Kermode memorizou 1080 números em 30 minutos
em 2017, Kermode memorizou 1080 números em 30 minutos

Katie Kermode, campeã nos desportos de memória e detentora de vários recordes, partilhou insights fascinantes sobre o mundo da memorização competitiva numa entrevista ao Big Think. Kermode, renomada por recordes mundiais na memorização de nomes, rostos e números, combina técnicas mnemónicas e um talento natural para alcançar feitos notáveis de memória.

Um elemento central da abordagem de Kermode é o uso do Sistema Ben, uma variante do Sistema Major, onde cada dígito corresponde a um som específico de consoante ou vogal, formando palavras e imagens.

Por exemplo, o número 711 é traduzido na mente de Kermode como uma imagem de um gato. Este método capitaliza a preferência do cérebro por imagens em vez de palavras, conhecida como o efeito de superioridade da imagem.

A trajetória de Kermode nos desportos de memória começou na infância, revelando uma habilidade inata para recordar nomes de jogadores de futebol, matrículas de carros e números de telefone.

Em 2008, na sua primeira competição de memória, estabeleceu um recorde mundial memorizando 84 nomes e rostos desconhecidos em cinco minutos, superando-o mais tarde ao memorizar 105.

Curiosamente, Kermode não aplica técnicas mnemónicas a todas as tarefas de memória, especialmente com nomes, confiando em vez disso numa abordagem orgânica. Utiliza o método de loci, ou técnica do palácio da memória, adaptando-o para associar imagens a locais específicos num mapa mental de um lugar familiar.

Numa competição em 2017, Kermode memorizou 1080 números em 30 minutos, dividindo-os em grupos de três e associando-os a locais familiares na sua casa.

A habilidade de Kermode estende-se à sinestesia, onde números e palavras evocam cores e texturas, aprimorando ainda mais suas capacidades de memória. Embora nem todos os atletas de memória experimentem sinestesia, é um tema fascinante nos desportos de memória.

Pesquisas indicam que, enquanto a habilidade natural desempenha um papel, o treino deliberado em estratégias mnemónicas é fundamental para o sucesso nos desportos de memória. Apesar das perceções equivocadas sobre a monotonia dessas práticas, Kermode encontra o processo criativo e prazeroso, frequentemente visualizando lugares memoráveis e construindo narrativas envolventes como parte de sua técnica de memorização.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here