Especialistas Revelam Ciência por Trás dos Presentes

0
54
Especialistas Revelam Ciência por Trás dos Presentes
Especialistas Revelam Ciência por Trás dos Presentes

Durante a temporada festiva de dar e receber, especialistas revelam que a chave para presentes bem-sucedidos está na ciência por trás do acto de presentear. Pesquisadores, liderados pelo especialista em marketing e psicólogo Julian Givi, da Universidade da Virgínia Ocidental, desvendaram dicas valiosas e alertas sobre como evitar erros comuns que levam a devoluções frequentes.

De acordo com dados da Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos, os consumidores americanos estão projectados para gastar cerca de US$960 bilhões nesta temporada de festas, mas quase 20% dessas compras podem acabar sendo devolvidas.

Givi e sua equipe descobriram que muitos doadores de presentes, ao invés de focarem nas preferências dos destinatários, muitas vezes escolhem presentes que atendem aos seus próprios desejos, sejam eles de singularidade, aprovação social ou mesmo de humor.

O especialista destaca que um dos principais equívocos é a ênfase excessiva em normas sociais. Por exemplo, enquanto doadores evitam presente usado, os destinatários muitas vezes não se importam com isso. Além disso, Givi sugere que a escolha entre gastar mais no presente ou no embrulho pode ser crucial, já que os destinatários preferem mais valor no presente do que em uma embalagem elaborada.

Uma descoberta notável é a subvalorização de presentes experiências, mesmo que pesquisas indiquem que esses presentes trazem mais felicidade aos destinatários e fortalecem os laços sociais.

Givi também aconselha contra a tentação de dar presentes novidade, enfatizando que, embora esses itens possam causar uma reacção imediata positiva, eles podem carecer de utilidade a longo prazo.

O estudo destaca ainda a influência das normas culturais nas preferências de presente e sugere que as práticas aprimoradas de dar presentes não apenas reduziriam as devoluções, mas também poderiam contribuir para relacionamentos sociais mais positivos e aliviar a pressão ambiental causada pelo descarte de presentes não desejados.

Em meio à correria das compras de última hora, os conselhos baseados na ciência de Givi podem ser a chave para tornar as celebrações mais significativas e evitar desapontamentos nas trocas de presentes.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here