Estudo de Açúcares em Moléculas Biológicas Agora Possível

0
49
moléculas biológicas
moléculas biológicas

Pesquisadores desenvolveram uma inovadora técnica de microscopia para estudar a estrutura de moléculas de açúcar em proteínas e outras moléculas biológicas. Essa capacidade proporciona insights valiosos sobre processos biológicos, como vias de sinalização e comunicação celular, sendo fundamental para compreender doenças e melhorar estratégias de tratamento.

Os sistemas biológicos, complexos e diversificados, envolvem milhares de moléculas variadas. A diferença na estrutura das moléculas de açúcar, presentes em proteínas e outras moléculas biológicas, influencia diretamente suas funções. No entanto, estudar individualmente a estrutura dessas moléculas tem sido um desafio.

A nova técnica de microscopia, desenvolvida por pesquisadores liderados por Kelvin Anggara do Instituto Max Planck de Pesquisa do Estado Sólido, permite o estudo de moléculas de açúcar em nível atômico. Utilizando a microscopia de varredura por tunelamento, a equipe consegue examinar a estrutura precisa das moléculas individuais de açúcar em uma vasta gama de moléculas biológicas.

O método possibilita mapear a variação molecular, essencial para determinar propriedades e funções biológicas. Ao operar em condições extremas de menos 262 graus Celsius, o microscópio elimina perturbações, permitindo um estudo preciso das moléculas de açúcar, suas ligações com proteínas e outras moléculas biológicas.

Esta abordagem inovadora abre novas áreas de pesquisa que podem ser cruciais na compreensão de doenças. Pode ser especialmente relevante no desenvolvimento de medicamentos direcionados a estruturas específicas de açúcar em células cancerígenas, melhorando assim a precisão dos tratamentos e diagnósticos.

A técnica de microscopia representa uma ponte entre a física e a biologia, solucionando desafios persistentes na pesquisa biológica. Sua aplicação promissora tem o potencial de aprimorar significativamente a compreensão e o tratamento de diversas doenças, abrindo caminho para avanços inovadores na área médica.

Para mais informações: https://sciencenews.dk/da/nu-kan-forskere-endelig-naerstudere-sukkerstoffer-paa-biologiske-molekyler

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here