Vice-Presidente Anuncia Medidas para Reforçar Ensino Superior e Pesquisa Científica em Angola

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, anunciou importantes iniciativas para fortalecer o Ensino Superior em Angola, durante a o acto de abertura da 8ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia realizada no Arquivo Histórico Nacional realizada nesta Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023.

Para impulsionar a produtividade científica no país, o Executivo pretende reforçar as instituições de Ensino Superior através do aumento de capital humano, capacitação de investigadores científicos e melhorias nas infra-estruturas académicas. Entre as medidas anunciadas estão:

1. Admissão de Quadros: Em 2024, está prevista a admissão de 923 docentes e investigadores científicos por meio de concurso público, buscando fortalecer as instituições de Ensino Superior e o Centro Nacional de Investigação Científica.

2. Projectos Executivos: Apesar das limitações orçamentais, estão em curso os projectos executivos para a construção do Hospital Universitário da Universidade Agostinho Neto e uma nova fase da Universidade do Namibe, visando melhorar as infra-estruturas académicas.

3. Projectos de Financiamento: Foram iniciados procedimentos para garantir financiamento destinado à construção e equipamento de novas instalações académicas em diversas instituições, como a Universidade Agostinho Neto, Universidade Katyavala Bwila, Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Universidade José Eduardo dos Santos, e Instituto Superior de Ciências de Educação de Benguela.

4. Projectos de Infra-estrutura: A Vice-Presidente destacou a concepção de projectos para a construção e equipamento de infra-estruturas em instituições como o Instituto Superior Politécnico do Bié, Instituto Superior Politécnico do Moxico, Instituto Superior Politécnico de Ndalatando, e Instituto Politécnico de Ondjiva, Unidade Orgânica da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, com previsão de início das obras em 2024.

5. Melhoria das Infra-estruturas Académicas: Além disso, serão realizadas melhorias nas infra-estruturas académicas dos Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCEDs) do Uíge, da Huíla, do Huambo, e da Escola Superior Pedagógica do Bengo.

6. Obras em Andamento e Inaugurações: Obras estão em andamento na Universidade Lueji A Nkonda, no Dundo, e na Nova Instituição de Ensino Superior em Saurimo. Destaca-se a reabilitação do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), com previsão de reinauguração em 2024. A Vice-Presidente também mencionou a proximidade da inauguração do Centro de Ciência de Luanda, uma infra-estrutura que fortalecerá o ecossistema de Ciência e Tecnologia.

Essas iniciativas representam um compromisso significativo do governo angolano com o desenvolvimento do Ensino Superior e da pesquisa científica no país.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Discover

Sponsor

spot_imgspot_img

Latest

A Era da Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) se estabeleceu como uma das conquistas tecnológicas mais significativas e transformadoras da humanidade. Nas últimas décadas, essa área evoluiu de...

Ministra do Ensino Superior visita o Instituto Politécnico de Malanje

A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, realizou uma visita crucial às instalações do polo 2 do Instituto...

Por Que Nos Esquecemos ?

Já te aconteceu trancar a porta de casa pela enésima vez na semana, apenas para entrar em pânico minutos depois, enquanto conduzes para o...

Cientistas travam cortes nas despesas com investigação na Coreia do Sul

Cientistas sul-coreanos expressaram alívio após um compromisso político ter travado cortes propostos no financiamento da pesquisa e proporcionado um pequeno impulso à pesquisa básica....

Hoje é dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

Varius euismod faucibus suspendisse turpis! Saepe? Enim accusamus. Feugiat? Aliquid? Congue eu hendrerit? Quidem doloribus nascetur, quod placerat.
Ir para a barra de ferramentas