Cientistas Têm Novas Pistas sobre Como o Alzheimer Afecta Neurónios

0
100
Cientistas podem ter desvendado enigma de como Alzheimer 'mata' neurônios
Cientistas podem ter desvendado enigma de como Alzheimer 'mata' neurónios

Artigo publicado na revista Science trouxe uma revelação considerável no campo da pesquisa sobre a doença de Alzheimer. Cientistas do Reino Unido e da Bélgica afirmam ter desvendado, finalmente, o enigma de como as células cerebrais morrem nessa doença que tem desafiado a comunidade científica por décadas.

A doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa que se caracteriza pela perda progressiva de células cerebrais, ou neurónios, resultando em sintomas como perda de memória e deterioração cognitiva. O mistério central tem sido entender por que e como essa degeneração ocorre no nível celular.

"Cientistas se Aproximam de Desvendar Como o Alzheimer Afecta Neurónios"
“Cientistas se Aproximam de Desvendar Como o Alzheimer Afecta Neurónios”

Os pesquisadores envolvidos neste estudo, do Instituto de Pesquisa de Demência do Reino Unido, das universidades College London e KU Leuven na Bélgica, propuseram uma conexão entre as proteínas anormais que se acumulam no cérebro de pacientes com Alzheimer e um processo conhecido como “necroptose”, uma forma de morte celular programada.

Segundo a pesquisa, a acumulação de proteínas anormais, como as amilóides, nos espaços entre os neurónios, desencadeia uma inflamação cerebral prejudicial a essas células. Esse processo afecta a química interna dos neurónios. Além disso, emaranhados de proteína TAU começam a se formar, e as células cerebrais começam a produzir uma molécula específica chamada MEG3. Esta molécula desempenha um papel crucial ao induzir a necroptose, levando à morte das células cerebrais.

Essa descoberta é revolucionária porque lança luz sobre o mecanismo subjacente à morte dos neurónios na doença de Alzheimer, algo que tem sido objecto de especulação e debate intenso na comunidade científica por várias décadas. Os resultados foram obtidos por meio de experimentos em que células cerebrais humanas foram transplantadas para cérebros de camundongos geneticamente modificados para produzir grandes quantidades de proteínas amilóides.

Embora essa pesquisa prometa abrir novas perspectivas para o desenvolvimento de tratamentos, os cientistas enfatizam que ainda serão necessários muitos anos de pesquisa antes que essas descobertas possam ser traduzidas em tratamentos eficazes. A descoberta do bloqueio da molécula MEG3 como uma possível estratégia para preservar a vida das células cerebrais oferece esperança, mas a complexidade da doença de Alzheimer e a necessidade de testes adicionais significam que a aplicação clínica pode ser um processo demorado.

Portanto, enquanto as perspectivas são emocionantes, a cautela continua sendo uma parte importante do caminho em direcção a tratamentos eficazes para a doença de Alzheimer. O professor Bart De Strooper, do Instituto de Pesquisa de Demência do Reino Unido, descreveu essa descoberta como “importante e interessante”, e a professora Tara Spires-Jones, da Universidade de Edimburgo, enfatizou que “muitos passos são necessários” antes que se possa afirmar com confiança que essas descobertas levarão a tratamentos eficazes para a doença de Alzheimer. Susan Kohlhaas, da organização Alzheimer’s Research UK, destacou a importância das descobertas, mas também observou que ainda estão em estágio inicial. A pesquisa abre uma nova porta de investigação, mas o processo de desenvolvimento de tratamentos levará tempo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here