Dieta Simples Reduz Pressão e Risco de Ataques Cardíacos

0
61

Pesquisas recentes revelam que uma simples troca na dieta pode reduzir a pressão arterial e o risco de ataques cardíacos. Um em cada três adultos australianos sofre de pressão alta, e o excesso de sal aumenta esse risco. Apesar de décadas de recomendações, os australianos têm dificuldade em reduzir o consumo de sal. Agora, uma soluçã simples e eficaz surge: o sal enriquecido com potássio.


O sal enriquecido com potássio substitui parte do cloreto de sódio do sal comum pelo cloreto de potássio, sendo também conhecido como sal com baixo teor de sódio, sal de coração, sal mineral ou sal com redução de sódio. Além de reduzir o sódio, o sal enriquecido com potássio aumenta a ingestão de potássio, essencial para diminuir a pressão arterial.

Um estudo randomizado com 20.995 participantes evidencia que a troca para o sal enriquecido com potássio reduz a pressão arterial e diminui os riscos de acidente vascular cerebral, ataques cardíacos e morte precoce. Contudo, muitas diretrizes clínicas globais não fornecem orientações claras sobre o uso desse sal.

Embora alguns países recomendem o uso do sal enriquecido com potássio para toda a comunidade, a falta de conscientização e a disponibilidade limitada são desafios. Apesar de custar mais que o sal comum, esse tipo de sal pode ser altamente custo-efetivo na prevenção de doenças.

Actualmente, a prioridade é incentivar as pessoas com hipertensão a adoptar o sal enriquecido com potássio. Além disso, esforços estão sendo feitos para tornar esse produto mais acessível, visando a melhoria do controle da pressão arterial e a prevenção de problemas cardiovasculares.

A mudança para o sal enriquecido com potássio pode se tornar uma conquista significativa para a saúde global, assim como ocorreu com a iodação do sal no século passado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here