Arlindo Almada conquista o primeiro lugar no Concurso de Programação nos EUA

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O Cientista de dados angolano, Arlindo Almada, conquistou o primeiro lugar no Desafio de Programação promovido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) nos Estados Unidos. O desafio consistia em criar um modelo preditivo baseado em ciência de dados e aprendizado de máquina para prever a satisfação dos passageiros dos trens de alta velocidade do Japão, conhecidos como Shinkansen.

Arlindo Almada participou do desafio durante três dias, de 9 a 12 de junho, como parte final do curso “Data Science and Machine Learning Program” ministrado pelo MIT ao longo de três meses. O curso foi dividido em diferentes módulos, incluindo Fundamentos da Ciência de Dados, Análise de Dados não Estruturados, Regressão e Previsão, Sistemas de Recomendação, entre outros. Almada concluiu todos os módulos com distinção “excelente”.

O desafio contou com a participação de 41 equipes, porém Arlindo Almada optou por trabalhar sozinho, representando Angola na competição. Durante a viagem de Luanda a Londres, Almada se dedicou ao desenvolvimento do projecto, sem quase dormir por dois dias. Ele escreveu mais de 1.000 linhas de código e enfrentou forte concorrência dos demais participantes.

As partes mais desafiadoras do desafio, segundo o cientista de dados, foram a identificação de respostas extremas dos usuários dos trens (outliers), a análise exploratória dos dados e o ajuste dos hiper parâmetros dos modelos. Apesar das dificuldades, Almada superou os obstáculos e venceu a competição.

Após a vitória, Almada expressou gratidão e ressaltou o orgulho de representar Angola na competição. Ele acredita que essa conquista também envia uma mensagem aos angolanos de que é possível alcançar grandes feitos na área da ciência, não se limitando apenas às artes e à música, que são mais reconhecidas internacionalmente.

Arlindo Almada possui um doutorado em Data Science e Inteligência Artificial pela London Metropolitan University, com especialização em Processamento de Linguagem Natural (PLN) aplicado à Educação.

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