Agostinho Neto homenageado na Universidade Complutense em Madrid

0
107
Agostinho Neto homenageado na Universidade Complutense em Madrid
Agostinho Neto homenageado na Universidade Complutense em Madrid

Hoje, na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Complutense de Madrid, foi realizada uma cerimónia marcante para descerrar uma placa comemorativa e um busto em homenagem a António Agostinho Neto, o primeiro Presidente de Angola. Este evento significativo, realizado em meio às celebrações do 48º aniversário da Independência Nacional e do 90º aniversário da Faculdade, testemunhou a união entre a diplomacia angolana e a academia espanhola.

O embaixador de Angola em Espanha, Alfredo Dombe, expressou seu regozijo pela colaboração frutífera entre a missão diplomática e a Universidade Complutense de Madrid. Ele destacou que homenagear Agostinho Neto na “casa espanhola das letras” é mais do que reconhecer um líder político; é celebrar um mestre da palavra cuja poesia transcende fronteiras.

Alfredo Dombe enfatizou o papel de Agostinho Neto como um professor que enfatizou que a verdadeira liberdade reside no conhecimento, na empatia e na compreensão mútua. Além disso, sublinhou o compromisso vitalício de Neto na luta pela igualdade e unidade em Angola e no continente africano. Cada verso escrito por Neto, segundo o embaixador, é uma semente plantada, crescendo para se tornar uma árvore majestosa de sabedoria e compaixão.

A decana da Faculdade de Filologia da Universidade Complutense de Madrid, Isabel Durán, realçou a importância dessa parceria para promover a cultura e literatura angolana nos estudos da Complutense. Ela destacou os feitos e méritos de Agostinho Neto como um destacado escritor na história de Angola e um visionário inspirador para a luta pela independência.

Por sua vez, o professor Aurélio Vargas Díaz Toledo sublinhou a crescente importância da Língua Portuguesa e da literatura angolana nos estudos da universidade, elogiando o corpo docente altamente qualificado.

A cerimónia não apenas prestou homenagem a Agostinho Neto, mas também simbolizou uma ponte cultural entre Angola e Espanha, destacando a riqueza literária e cultural de Angola na prestigiosa Universidade Complutense de Madrid, reconhecida internacionalmente como uma das melhores do mundo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here