Associação Científica realiza Conferência sobre “Os SAN

0
60
conferência destaca a Necessidade de Estudos Aprofundados sobre os SAN em Angola**
conferência destaca a Necessidade de Estudos Aprofundados sobre os SAN em Angola**

Lubango–  O presidente do Instituto Superior de Ciência da Educação (ISCED) da Huíla, Hélder Bahu, expressou hoje, no Lubango, a importância das academias desenvolverem pesquisas mais abrangentes sobre os SAN de Angola, visando a humanização deste grupo minoritário no país.

As declarações foram feitas à margem da abertura da Conferência Científica Nacional sobre “Os SAN (erroneamente chamados de khoisan) de Angola: Vida, Civilização e Direito ao Desenvolvimento”. O evento, promovido pela Associação Científica de Angola (ACA), teve lugar nas instalações do ISCED.

Bahu, que também é antropólogo, reconheceu a escassez de estudos na academia sobre essa comunidade, que actualmente se encontra marginalizada. Ele alertou que os estudos são incipientes, os alertas são raros e a actuação está mais voltada para o assistencialismo do que para a obtenção de conhecimentos significativos.

“Estamos a falar de um povo com uma herança genética ancestral, ligada aos primórdios da Humanidade. Infelizmente, o conhecimento sobre a humanização deste grupo ainda está aquém do necessário para construir uma nação inclusiva”, destacou.

Bahu sublinhou que, ao longo das migrações, especialmente das migrações Bantu, o processo de subalternização persistiu, perpetuando-se no tempo. Ele enfatizou que a discriminação enfrentada pelo povo SAN é uma questão que não se limita apenas a este grupo, mas se estende a outros minoritários.

O presidente do ISCED Huíla enfatizou a perda de oportunidades para resgatar conhecimentos valiosos relacionados à gestão de doenças, caça, reprodução de animais e outros saberes presentes nessas comunidades. Ele lamentou a falta de diálogo fraterno e integração efectiva, que resulta na perda de valiosas dimensões culturais.

No que diz respeito à língua KUNG, Bahu destacou a necessidade de esforços adicionais, como a criação de programas televisivos para divulgar a língua, desafiando a percepção exótica que a nova geração tem dessa comunidade.

A Conferência Científica Nacional, realizada pela ACA, tem como objectivos analisar os desafios passados, presentes e futuros dos SAN, promovendo o direito à existência e ao desenvolvimento sustentável. Durante o evento, estão a ser discutidos temas como “Os SAN de Angola: Vida, Civilizações e Direito ao Desenvolvimento” e “Os SAN e seus aspectos históricos, sociais e económicos, a organização social e aspectos linguísticos dos SAN, os direitos deles e as políticas de sustentabilidade”. A ACA, uma organização não-governamental nacional, é especializada em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, promovendo a educação científica e a cultura científica em Angola.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here