Aumento de Investigadores com Pós-Doutoramento em África Gera Preocupações

O número de pessoas a fazer pós-doutoramento está a aumentar em África. Isso pode parecer bom, mas está a trazer preocupações. Porquê? Porque em outros lugares do mundo, muitos investigadores têm problemas para progredir nas suas carreiras depois de fazerem pós-doutoramento. E agora, alguns questionam se o mesmo acontecerá em África.

Johnblack Kabukye, um médico do Uganda que agora trabalha como investigador, está a fazer um pós-doutoramento na Suécia. Ele diz que é difícil explicar aos seus colegas no Uganda por que o está a fazer. Na Suécia, está a aprender coisas úteis para o seu trabalho como médico e investigador, mas em África, a ideia de pós-doutoramento ainda não é muito conhecida.

Cada vez mais pessoas estão a obter doutoramento em África, então há uma necessidade de mais empregos para quem tem pós-doutoramento. Mas algumas pessoas estão preocupadas que isso possa criar problemas, como aconteceu em outros lugares.

Em muitos países, os investigadores pós-doutorados enfrentam dificuldades. Muitos não têm segurança no emprego, não têm oportunidades para avançar na carreira e ganham pouco dinheiro. Também muitas vezes têm de fazer outros trabalhos para conseguir mais dinheiro. Isso pode ser muito estressante.

Em África, os investigadores pós-doutorados ganham menos dinheiro do que em outros lugares. Mas, surpreendentemente, muitos deles ainda estão optimistas em relação ao futuro. Sentem-se mais importantes do que os investigadores em outros países e acreditam que têm boas chances de encontrar empregos melhores.

Alguns países africanos, como a África do Sul, têm mais investigadores pós-doutorados do que outros. Mas mesmo lá, muitos enfrentam problemas, como salários baixos e falta de oportunidades.

Alguns especialistas dizem que África precisa de ser mais criativa ao criar empregos para investigadores pós-doutorados. Acham que os investigadores deveriam ter mais oportunidades para ensinar e ganhar mais dinheiro com as suas pesquisas.

Algumas pessoas estão a tentar criar programas diferentes para ajudar os investigadores pós-doutorados em África. Por exemplo, há um programa que oferece bolsas para que os investigadores façam pós-doutoramento nos Estados Unidos e depois voltem para África para trabalhar.

No final das contas, o que vai acontecer com os investigadores pós-doutorados em África ainda é incerto. Alguns esperam que eles consigam empregos melhores e mais seguros no futuro. Mas outros têm medo de que eles continuem a enfrentar os mesmos problemas que os investigadores em outros lugares do mundo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img
spot_img

Hot Topics

Related Articles

Ir para a barra de ferramentas