Cinco Pontos Chave entender o pensamento de Maquiavel

Date:

Nicolau Maquiavel, o filósofo italiano nascido em Florença em 3 de Maio de 1469, revolucionou o pensamento da ciência política ao abordá-la de forma realista, buscando entender a política como ela realmente é.

1. Os Fins Justificam os Meios:
Embora a frase “os fins justificam os meios” seja frequentemente associada a Maquiavel, ela não consta em sua obra principal, “O Príncipe” ou em qualquer outro de seus textos. No entanto, essa ideia resume o cerne de seus pensamentos políticos. Maquiavel analisou a política sem escrúpulos, destacando que a busca pelo poder é o que a impulsiona. Para ele, a ética na política é utilitária, e a moralidade deve ser medida com base em acções que beneficiem a colectividade, mesmo que isso implique violar valores individuais.

2. Virtude é Mais Importante que Sorte:
Maquiavel discutiu a dicotomia entre virtude e sorte, ou “fortuna”. Um governante virtuoso é aquele que não é necessariamente cruel, mas que sabe conquistar favores e controlar seu destino, não dependendo do acaso. Ser virtuoso, para ele, é agir no momento certo e saber quando não agir, evitando depender da sorte. Algumas interpretações equivocadas desse conceito o associaram a ser diabólico ou ardiloso.

3. Crueldade Bem Usada:
Priorizar a virtude sobre a sorte também significa saber ser cruel quando necessário. Maquiavel defendia que, para preservar o Estado, um governante deveria ser capaz de ser “mau”, mentindo ou agindo piedosamente, se preciso, para garantir a segurança e o bem-estar de seu povo. A crueldade, nessas circunstâncias, seria justificável e bem empregada.

4. Ser Temido é Preferível a Ser Amado:
Maquiavel argumentava que o amor é um sentimento volátil, sujeito às mudanças de egoísmo das pessoas, e pode se desvanecer quando não é mais necessário. Em contraste, o temor de punição não pode ser facilmente ignorado, tornando-o uma ferramenta mais eficaz para manter o controle.

5. Razão de Estado:
Em essência, todas as observações de Maquiavel tinham como objectivo demonstrar que a política deve buscar a estabilidade social e do governo a qualquer custo. Ele viveu em um período de guerras e disputas na Itália fragmentada, e suas reflexões foram moldadas por esse contexto desafiador.

Embora Maquiavel seja frequentemente associado a termos pejorativos, como “maquiavélico”, seu pensamento desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da ciência política moderna. Suas análises realistas sobre o exercício do poder continuam sendo objecto de estudo e debate, permitindo-nos entender melhor a complexidade da política e do comportamento humano no cenário político.

Jornal da Ciencia
Jornal da Cienciahttps://jornaldaciencia.ao
Mestrando em Direito das Empresas e do trabalho pela Universidade de Santiago Cabo Verde, Licenciado em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências sociais e Relações Internacionais ( CIS), Pós Graduado em Direito Criminal pela Universidade Federal de Pelotas (Brasil), Jornalista Científico, Director do Instituto Angolano para o Desenvolvimento Científico, Director Geral do Jornal da Ciência e da Monográfica Editora. Funcionário público afecto ao Ministério da Educação de Angola.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Matéria Escura: Nova Luz sobre os Mistérios do Universo

Novas descobertas científicas lançam luz sobre um mistério cósmico...

O Papel do BNA na Economia

No cerne de qualquer economia está o papel fundamental...

Seguros : Sua Importância em Angola

Os seguros desempenham um papel fundamental na protecção financeira...

Mercado de Acções em Angola: Como Investir na Bolsa de Valores

Investir no mercado de acções pode ser uma excelente...
Ir para a barra de ferramentas