Células de Mamíferos Usam Vírus de Bactérias como Fonte de Alimento

O corpo humano, um ecossistema complexo, é o lar de uma diversidade de microrganismos, mas como os vírus que visam bactérias se relacionam com as células humanas tem sido uma incógnita.

0
102
Células de Mamíferos Usam Vírus de Bactérias como Fonte de Alimento
Células de Mamíferos Usam Vírus de Bactérias como Fonte de Alimento

Uma pesquisa recente publicada na revista PLOS Biology trouxe à tona uma revelação surpreendente: células cancerosas de mamíferos cultivadas em laboratório parecem usar esses vírus como fonte de alimento. Essa descoberta desafia conceitos tradicionais da biologia e lança nova luz sobre a relação entre vírus bacteriófagos e células de mamíferos.

Os bacteriófagos, vírus especializados em atacar bactérias, estão presentes em todo o corpo humano, com estimativas sugerindo que as células do nosso corpo podem ingerir até 30 bilhões de fagos por dia. Para investigar como esses vírus interagem com as células de mamíferos, os pesquisadores conduziram experimentos com células cancerosas humanas e caninas, cultivando-as em um ambiente contendo o bacteriófago T4, um vírus comumente usado para atacar a bactéria E. coli.

A descoberta mais surpreendente foi que as células que absorveram esses pequenos agentes infecciosos apresentaram alterações nas proteínas relacionadas ao crescimento e divisão celular, indicando que os fagos podem ser usados como fonte de alimento pelas células. Embora o estudo tenha utilizado células cultivadas em laboratório, ele levanta questões fascinantes sobre a interação entre células normais de mamíferos e esses vírus e qual pode ser o impacto dessa interação.

Essa pesquisa inovadora subverte o entendimento tradicional de que os fagos não interagem com células de mamíferos. Embora mais estudos sejam necessários para entender como as células não cancerosas reagem, essa descoberta promissora abre caminho para pesquisas futuras que explorarão a relação entre vírus bacteriófagos e células de mamíferos, potencialmente desvendando novos aspectos da biologia e da imunologia.

A descoberta de que células de mamíferos podem utilizar vírus bacteriófagos como fonte de alimento desafia preconceitos e abre caminho para uma compreensão mais profunda das interações microbianas em nosso corpo. Além disso, essa pesquisa pioneira pode ter implicações significativas não apenas na biologia, mas também na imunologia e no desenvolvimento de terapias inovadoras no futuro.

Mais informações

https://www.sciencenews.org/article/human-cancer-cells-bacteria-viruses-energy

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here