SOBRE NÓS: ESTATUTO EDITORIAL

ESTATUTO EDITORIAL DO JORNAL DA CIÊNCIA

Preâmbulo:

O Jornal da Ciência é uma publicação dedicada à divulgação científica, com o propósito de informar, educar e promover o entendimento público sobre avanços, descobertas e debates no campo da ciência e da tecnologia. Este Estatuto Editorial estabelece os princípios e directrizes editoriais que orientarão a produção e publicação do jornal, garantindo a qualidade, precisão e responsabilidade na comunicação científica.

  1. Missão:

O Jornal da Ciência tem como missão disseminar conhecimento científico de forma acessível, inspirando o interesse público pela ciência, tecnologia e inovação. Buscamos contribuir para a compreensão crítica e informada da sociedade sobre os desenvolvimentos científicos que moldam o mundo.

  1. Rigor Científico e Precisão:

A redacção do Jornal da Ciência compromete-se a manter altos padrões de rigor científico e precisão nas informações veiculadas. Todas as notícias e reportagens devem ser fundamentadas em fontes científicas confiáveis, respeitando os métodos e consensos estabelecidos pela comunidade científica.

III. Independência Editorial:

O Jornal da Ciência assegura a independência editorial, rejeitando qualquer influência que possa comprometer a objectividade e integridade da informação. A redacção é autónoma na selecção e apresentação das notícias, garantindo a imparcialidade na cobertura dos avanços científicos.

  1. Diversidade de Disciplinas e Abordagens:

O jornal buscará abranger diversas disciplinas científicas, promovendo a interdisciplinaridade e destacando a importância de diferentes abordagens para a compreensão completa dos desafios e oportunidades na ciência.

  1. Acesso Aberto ao Conhecimento:

O Jornal da Ciência incentiva o acesso aberto ao conhecimento científico. Quando possível, serão adoptadas práticas que permitam a ampla disseminação de descobertas e pesquisas, contribuindo para a democratização do saber.

  1. Divulgação Responsável:

Comprometemo-nos a comunicar os resultados científicos de maneira responsável, evitando sensacionalismo e interpretações exageradas. O jornal buscará esclarecer a relevância e as limitações das descobertas, promovendo uma compreensão realista da ciência.

VII. Ética na Comunicação Científica:

O Jornal da Ciência adere aos mais altos padrões éticos na comunicação científica. Respeitamos a autoria, citamos as fontes adequadamente e evitamos conflitos de interesse que possam comprometer a integridade das informações.

VIII. Diálogo com a Sociedade:

Comprometemo-nos a promover o diálogo entre a comunidade científica e a sociedade. O jornal buscará facilitar a compreensão mútua, destacando a importância da ciência na tomada de decisões informadas e no desenvolvimento sustentável.

  1. Revisão do Estatuto Editorial:

Este Estatuto Editorial será revisado periodicamente para garantir sua adequação às evoluções no campo da ciência, da comunicação e da sociedade.

  1. Disposições Finais:

Este Estatuto Editorial entra em vigor na data de sua aprovação e será divulgado de maneira ampla e transparente.

Local e Data: Luanda, 23 de Fevereiro de 2016