No dia 19 de setembro de 2024, três cientistas foram homenageados com o prestigiado Prémio Lasker de Ciência Médica por seu trabalho em medicamentos para a obesidade. Este prémio é um reconhecimento importante na área da pesquisa médica e, frequentemente, indica que os vencedores podem ser futuros ganhadores do Prémio Nobel.
Os cientistas Joel Habener, Svetlana Mojsov e Lotte Bjerre Knudsen desenvolveram medicamentos que imitam um hormônio chamado GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon tipo 1). Este hormônio tem um papel crucial na redução do açúcar no sangue e no controle do apetite, ajudando, assim, na perda de peso. Os três receberão um prémio de 250 mil dólares por suas contribuições.
A pesquisa sobre o GLP-1 começou como uma forma de tratar o diabetes tipo 2, uma doença em que o corpo não consegue usar a insulina adequadamente, resultando em altos níveis de açúcar no sangue. Joel Habener, que trabalha no Massachusetts General Hospital, foi um dos primeiros a descobrir o GLP-1 na década de 1980, enquanto investigava hormônios relacionados ao diabetes.
Svetlana Mojsov, que também trabalhou no Massachusetts General Hospital, identificou a sequência de aminoácidos que forma a parte ativa do GLP-1. Isso foi importante porque mostrou que o GLP-1 poderia estimular o pâncreas a produzir insulina, reduzindo a necessidade de injeções de insulina em pacientes diabéticos.
Lotte Bjerre Knudsen, que faz parte da empresa farmacêutica Novo Nordisk, desenvolveu uma forma do GLP-1 que permanece no corpo por mais tempo. Isso resultou em medicamentos como a liraglutida, que foi aprovada em 2010 para o tratamento do diabetes tipo 2 e, em 2014, para a obesidade.
Os medicamentos baseados em GLP-1 não apenas ajudam na obesidade e diabetes, mas também têm mostrado benefícios para doenças cardiovasculares (doenças do coração), apneia do sono (um distúrbio que causa pausas na respiração durante o sono) e doenças renais (que afetam os rins).
Devido ao impacto significativo desses medicamentos na saúde, há quem acredite que os cientistas possam ganhar o Prémio Nobel em breve. Historicamente, muitos ganhadores do Prémio Lasker também receberam o Nobel. Os prêmios Nobel serão anunciados no próximo mês, e a escolha dos vencedores pode ser desafiadora, já que muitos outros cientistas também contribuíram para essa área.
Este reconhecimento destaca a importância da pesquisa científica e como ela pode trazer avanços significativos para a saúde da população.