A Secretaria de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, Alice de Ceita e Almeida, representou o país na V Convenção Internacional sobre Saúde Universal e Equidade na Saúde, realizada em Cuba, um evento de grande importância para a promoção do intercâmbio científico e académico entre nações. O convite foi feito por Sua Excelência José Portal Miranda, Ministro da Saúde da República Socialista de Cuba, e a presença de Alice de Ceita reforçou o compromisso de Angola com o avanço da saúde pública e o desenvolvimento científico global.

Secretaria de Estado para Ciência Tecnologia e Inovação.

Acompanhada pelo Director Nacional para Ciência, Tecnologia e Inovação, Amílcar da Silva, a Secretária de Estado teve a oportunidade de participar de diversos eventos dentro da V Convenção, que reuniu especialistas, académicos e autoridades para debater questões relacionadas à Agenda 2030 e ao desenvolvimento da saúde universal.

 

Além das discussões técnicas e científicas, a delegação angolana visitou o Centro de Imunologia Molecular (CIM), onde teve a oportunidade de conhecer os avanços da pesquisa cubana na área de imunologia. Acompanhada pela sua equipa, Alice de Ceita também visitou a XVI Feira Comercial “Saúde para Todos”, que reúne inovações e soluções voltadas para a saúde pública, o Policlínico de Saúde 26 de Julio, e o Centro Internacional de Saúde “La Pradera”, reconhecido pelo seu trabalho na medicina preventiva e tratamento especializado.

 

Outro momento importante da visita foi o encontro com o Presidente Executivo da ANTEX, Carlos Rodriguez, e o Vice-Presidente Executivo, Màrio César Acosta. Durante esse encontro, foram discutidas possíveis parcerias para o fortalecimento das capacidades científicas e tecnológicas de Angola, especialmente nas áreas de saúde e inovação.

 

No ponto mais alto da sua participação, Alice de Ceita interveio no painel sobre “Formação, Investigação e Inovação na Área da Saúde”, realizado no dia 25 de Abril. Durante a sua intervenção, destacou o papel fundamental do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola na pesquisa, inovação e formação de recursos humanos especializados na área da saúde. A Secretária de Estado sublinhou os esforços de Angola para alinhar-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030, enfatizando a necessidade de um desenvolvimento inclusivo e sustentável no sector da saúde.

 

Essa participação reflete o empenho de Angola em fortalecer sua rede de colaboração científica e em promover avanços significativos para melhorar o acesso à saúde e à inovação no país, reforçando, ainda, o compromisso do governo angolano com o desenvolvimento científico global e o bem-estar da sua população.