Início Sobre o Jornal

Sobre o Jornal

Jornal da Ciência
O jornaldaciencia.ao é um projecto editorial do Instituto Angolano para o Desenvolvimento Científico, em acesso aberto (Open Access) e visa publicar textos de estudos de investigação, reflexão, académicos e de divulgação. Como revista de âmbito internacional, aceita a publicação de textos em português, inglês, francês e espanhol, acolhendo contributos que reflectem perspectivas de vários países.

O Jornal da Ciência rege-se por critérios internacionais, cuja qualidade é assegurada pela submissão dos artigos a um processo de revisão anónima (double-blind peer review), por uma comissão obtida por revisores de universidades nacionais e estrangeiras.

Estrutura
O jornaldaciencia.com prevê as seguintes secções na sua estrutura:

(A) Artigos de fundamentação teórica, de reflexão, de Divulgação científica e de pesquisa empírica ( Incluindo TCCs, Dissertações e Teses;
(B) Recensões ou divulgação de projectos;
(C) Entrevistas;
(D) Artefactos e respectivos descritores
(E) Ebooks

Sistema de arbitragem / processo de avaliação pelos pares:
– após notificação das submissões, verificação sobre a possibilidade de plágio e a adequação a uma das linhas do programa (se for o caso de números temáticos);
– envio do artigo para revisão e análise por pares externos/independentes;
– os artigos que estão em condições de ser publicados, mas que necessitam pequenas alterações serão enviados outra vez aos autores para reformulação;
– após confirmação das alterações solicitadas, passarão pelo processo de revisão textual e normalização antes de serem enviados para a publicação.

Declaração de normas éticas de publicação e boas-práticas editoriais: PDF-pt

Anti-plágio. jornaldaciencia.com
mantém uma política anti-plágio para garantir que todas as obras publicadas sejam originais, com utilização de ferramentas específicas na detecção de plágio. Esta política anti-plagio permite-nos garantir padrões de originalidade, para garantir uma produção científica inovadora e relevante. Ferramentas específicas na detecção de plágio, como: Urkund, Grammarly, Plagium, Copionic, WriteCheck, PaperRater, Plagiarisma.net, Viper, Plagiarism, etc. monitorizam a originalidade e controlam o plágio.

Política de Acesso Livre: Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

O Jornal da Ciência cobra taxas aos autores para publicar os artigos.

Creative Commons License

Os textos aqui publicados têm uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.

Periodicidade: Mensal

Endereço:

Luanda, Angola

E-mail: [email protected]

Telf :244 926961556