Início Noticias frio intenso causado pelo ciclone-bomba mata dezenas de pessoas nos EUA e...

frio intenso causado pelo ciclone-bomba mata dezenas de pessoas nos EUA e no Canadá

74
0

Pelo menos 50 mortes já foram associadas a uma megatempestade de inverno que continua a atingir os EUA e o Canadá.

Autoridades dizem que 46 pessoas morreram nos EUA, com a área mais atingida sendo a cidade de Buffalo, no Estado de Nova York.

Quatro mortes ocorreram no Canadá quando um ônibus capotou em uma estrada congelada perto da cidade de Merritt, na província de Colúmbia Britânica, no oeste do país.

Nunca houve tempestade de inverno tão extensa na América do Norte — seu alcance vai do Canadá até o sul do Estado americano do Texas.

frio intenso causado pelo ciclone-bomba mata dezenas de pessoas nos EUA e no Canadá
frio intenso causado pelo ciclone-bomba mata dezenas de pessoas nos EUA e no Canadá

Eles dizem que a tempestade diminuirá nos próximos dias, mas continuam recomendando às pessoas evitar viajar, a menos que seja essencial.

A tempestade causou estragos por dias, com vários blecautes sendo registrados, mas a energia já foi restaurada em grande parte dos locais atingidos.

Milhares de voos foram cancelados, impedindo muitas pessoas de passarem o Natal com suas famílias.

Mais de 55 milhões de americanos permaneceram sob alerta de vento frio no domingo.

A tempestade de inverno “ciclone-bomba” — que ocorre quando a pressão atmosférica cai, causando fortes nevascas e ventos — interrompeu as viagens nos Estados Unidos.
A governadora do Estado de Nova York, Kathy Hochul — natural de Buffalo — disse: “Isso ficará para a história como a tempestade mais devastadora de Buffalo.”

“É [como] ir para uma zona de guerra e ver os veículos ao longo das estradas é chocante”, disse ela a repórteres na noite de domingo.

Os moradores ainda enfrentam uma “situação de risco de vida muito perigosa” e qualquer pessoa na área deve permanecer dentro de casa, disse ela.

Doze mortes foram confirmadas no condado de Erie, com algumas vítimas encontradas mortas em carros ou bancos de neve.

Mortes relacionadas à tempestade também foram relatadas nos estados de Vermont, Ohio, Missouri, Wisconsin, Kansas e Colorado. As temperaturas no sul da Flórida caíram tanto que as iguanas congelaram e caíram das árvores.

O estado de Montana, no oeste dos EUA, é o mais atingido pelo frio, com temperaturas marcando -45 °C.

No Canadá, as províncias de Ontário e Quebec estão sofrendo o impacto da tempestade.

Em Quebec, quase 120 mil pessoas ficaram sem eletricidade no domingo. As autoridades dizem que alguns podem levar dias para que a energia seja restaurada.

O que é um ciclone bomba?
Ciclone bomba é um termo dado a uma tempestade que se intensifica rapidamente, com a pressão do ar central caindo pelo menos 24 milibares em 24 horas.

Esses fenômenos são chamados de ciclones bomba devido ao poder explosivo causado pela rápida queda de pressão.

Tais tempestades trazem um clima que varia de nevascas a fortes tempestades e precipitações.

Os ciclones bomba são mais comuns na costa leste dos Estados Unidos e do Canadá, onde a terra fria e a corrente quente da Corrente do Golfo fornecem condições ideais para seu desenvolvimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here