Início Tecnologia Como fazer backup do seu site WordPress

Como fazer backup do seu site WordPress

115
0

Ter um site WordPress é uma parte importante do seu negócio, especialmente se a maior parte do seu trabalho chegar até você online. Embora os serviços de hospedagem tenham melhorado muito o tempo de atividade e a redundância do sistema, há situações em que seu site pode travar. Às vezes, os arquivos do seu site podem até ser perdidos devido a uma falha grave do sistema. É por isso que você deve sempre fazer backup do seu site WordPress.

Ter um arquivo de backup para o seu site permite que você restaure rapidamente o site para a funcionalidade total, mesmo que todos os arquivos sejam removidos do servidor. Você deve sempre ter uma cópia para poder restaurá-la e garantir que possa iniciar seu site novamente. Graças ao WordPress e a hosts da web como o Bluehost, esse processo é muito mais fácil.

Aqui está como fazer backup do seu site WordPress.

O que é um backup de site WordPress?
Um backup é uma cópia dos arquivos necessários para o seu site. Isso inclui os arquivos principais do WordPress, quaisquer plug-ins ou adições feitas ao site e uma cópia do banco de dados que ele usa para armazenar informações. Em essência, é um instantâneo do seu site que você pode usar para restaurá-lo se algo acontecer com os arquivos no servidor.

Isso é crítico para o WordPress, especialmente se você tiver uma loja online. O WordPress armazena todos os seus dados (postagens, conteúdo da página, imagens, contas de usuário, etc.) em um banco de dados central. Se esse banco de dados for alterado de maneira incorreta ou excluído, seu site será interrompido. Se você tiver um backup do seu site, poderá restaurar as partes danificadas ou substituir tudo para colocar seu site online imediatamente.

Você deve fazer backup de seu site regularmente. A maioria das pessoas tenta fazer isso uma vez por mês. No entanto, sites com tráfego mais alto devem fazer isso com mais frequência. Se você tem uma loja online, tente fazer backup dela pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, você não perderá o controle de novas contas de usuário, carrinhos de compras ou dados de vendas.

Ferramentas que você pode usar para backups automáticos
Existem muitas ferramentas que você pode usar para fazer backup do seu site WordPress. Verifique com seu provedor de hospedagem atual para ver se eles oferecem um serviço de backup. Por exemplo, Bluehost fornece hospedagem WordPress e cria automaticamente arquivos de backup regularmente para que você não precise.

Se você executar um site autônomo do WordPress, poderá instalar um plug-in do WordPress para facilitar o processo. Existem opções de backup usando plug-ins que podem criar o arquivo e baixá-lo para o seu computador ou você pode optar por enviar seu backup para o armazenamento em nuvem. É um processo muito mais fácil e rápido do que fazê-lo manualmente. Os plug-ins também devem funcionar em sites hospedados se você preferir não usar as ferramentas fornecidas pelo host.

Seu host da Web deve ter um método para permitir que você faça backup de seus dados manualmente. Se o seu host usa o cPanel como painel, esse recurso existe. Você terá que ir aos dois programas que o WordPress usa, chamados PHPMyAdmin e MySQL (existem outras opções, mas essas são as mais comuns), e baixar o banco de dados e o restante dos arquivos manualmente. Isso só é recomendado se você estiver acostumado a trabalhar no back-end de plataformas de hospedagem na web ou se não tiver outras opções.

Antes de você começar
Antes de iniciar este processo, decida qual método funciona melhor para você. Verifique com seu host se há um arquivo de backup existente e se você pode baixá-lo. Além disso, você precisa de um local para armazenar os arquivos de backup. Você pode baixá-lo direto para o seu computador. No entanto, as empresas podem querer ter um disco rígido externo para salvar os arquivos de backup. Você também deseja manter pelo menos as três cópias mais recentes do backup, para ter várias opções para restaurar seu site.

Maneiras de fazer backup do seu site WordPress
Existem várias maneiras de fazer backup do seu site WordPress. Aqui está como você pode fazer isso.

backup manual
Lembre-se, este é um processo para pessoas que têm alguma experiência em trabalhar com back-ends de sites. Se você não tiver certeza de qualquer uma dessas etapas, pare e peça ajuda ao seu anfitrião.

Para fazer um backup manual, comece fazendo login na sua plataforma de hospedagem. Este não é o site WordPress em que seu site está localizado, mas o sistema administrativo que seu host possui. Depois de fazer login, procure um programa de backup na lista de ferramentas disponíveis. Se o seu host tiver um, você pode usá-lo para baixar o arquivo de backup mais recente. Se você não encontrar um, procure um programa como PHPMyAdmin e MySQL. Normalmente, eles terão as palavras “PHP” ou “SQL” no título. Abra cada um separadamente e baixe os arquivos lá.

Como alternativa, você pode usar um gerenciador de FTP para acessar os arquivos do site de que precisa. FileZilla é uma opção comum. Você precisará das informações de FTP do seu site, que está na plataforma de hospedagem. Uma vez que você pode dar acesso FTP FileZilla ao seu site, baixe tudo o que está no arquivo principal para o seu host. Certifique-se de não excluir nada.

Plugins
Se você for usar o plug-in, use o instalador do plug-in no WordPress na guia de plug-ins. Ele o levará à loja de plug-ins, onde você poderá pesquisar e baixar o plug-in. Grande parte do processo é automático, por isso será rápido e fácil. Depois de instalar o plug-in, ative-o e siga as instruções do fabricante. Geralmente será tão simples quanto apertar o botão de backup na interface do plug-in.

Os seguintes plugins podem ser usados ​​para backups automáticos:

UpdraftPlus – carrega arquivos para a nuvem via Google Drive, Dropbox, Microsoft Onedrive e muito mais. Há uma versão gratuita para você experimentar.
BackupBuddy – agende backups diários, semanais ou mensais para a nuvem.
Vaultpress (agora parte do jetpack) – eles não oferecem uma versão gratuita. Existe apenas um plano mensal e anual.
BlogVault – embora no lado “mais caro”, esta é uma solução de backup confiável para sites WordPress. Eles também fornecem muitos recursos pelo preço.
BackupWPUp – tem alguns pacotes para diferentes sites e diferentes necessidades. Também está no lado mais barato em comparação com outras opções.
Se você precisar utilizar seu arquivo de backup, existe um recurso de restauração de backup.

Backup automático do seu provedor de hospedagem
Semelhante a fazer um backup manual, faça login na sua conta de hospedagem. Procure a ferramenta que seu host possui para backups automáticos. Ao abri-lo, você terá a opção de baixar os arquivos de backup. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com seu anfitrião para obter ajuda.

Conclusão
É importante fazer backup de seu site regularmente. Felizmente, o WordPress e hosts como o Bluehost tornam isso muito mais fácil. Certifique-se de manter várias cópias de seus arquivos de backup mais recentes para que você possa recuperá-los em caso de problema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here