Início Artigos O que é Hospedagem de site Compartilhada e Como Funciona?

O que é Hospedagem de site Compartilhada e Como Funciona?

111
0

O conselho para quem planeja criar um novo site sempre começa com a recomendação de obter um pacote de hospedagem. Mas que tipo? Um novo proprietário de site deve escolher entre opções como planos de hospedagem compartilhada, dedicada ou VPS . E, embora todos possam fornecer um lar on-line para esse novo site, eles oferecem serviços muito diferentes que não são apropriados para todos os sites. Para sites novos e menores, a hospedagem compartilhada pode ser a mais barata e mais acessível dessas opções – mas também vem com algumas limitações significativas.

Na Bluehost, sabemos que a velocidade é um fator importante quando se trata de hospedagem. Queremos que nossos usuários tenham a melhor experiência com seus sites e os melhores sites em geral, e é por isso que implementamos otimizações de plataforma, resultando em grandes melhorias de hospedagem . Agora você verá tempos de resposta do servidor até 70% mais rápidos.

Dividindo a Hospedagem Compartilhada
Pacotes de hospedagem compartilhada são oferecidos por quase todos os provedores de hospedagem. Assim como o nome indica, vários sites, geralmente milhares deles, são hospedados em um único servidor mantido pelo serviço de hospedagem. Cada usuário em um servidor compartilhado obtém uma alocação da largura de banda, energia e memória disponíveis totais do servidor, e os usuários podem configurar vários sites em uma única conta de usuário. Esta é, obviamente, uma oferta muito diferente de um plano de hospedagem de servidor dedicado mais caro .

WooCommerce
WooCommerce

As vantagens da hospedagem compartilhada
Um plano de hospedagem compartilhada fornece ao usuário espaço no servidor compartilhado do host por uma taxa mensal. Os usuários são responsáveis ​​por configurar e executar seus próprios sites, e uma única conta pode incluir vários sites, desde que o pacote total não exceda o espaço alocado no servidor.
O provedor de hospedagem é responsável por fornecer suporte ao cliente, manter o hardware e o software do servidor, incluindo protocolos de segurança e atualizações, e proteger contra falhas e inatividade. Essas cláusulas são definidas no contrato de hospedagem, que estabelece o que os usuários podem e não podem fazer em relação aos seus sites e em que circunstâncias o host pode suspender ou encerrar a conta de um usuário.

Hospedagem compartilhada não é para todos, mas esse tipo de hospedagem barata pode ajudar novos negócios, empreendedores e criativos independentes a obter uma presença na web rapidamente – mesmo que o financiamento seja escasso.

Custos baixos colocam a hospedagem ao alcance de todos
O apelo dos planos de hospedagem compartilhada vem em grande parte de seu custo extremamente baixo, de modo que qualquer pessoa pode criar e manter um site com um investimento muito modesto. Esses custos baixos são possíveis porque um provedor de hospedagem está carregando muitos sites em um único servidor e coletando dinheiro de cada um. Muitos provedores oferecem promoções especiais que permitem que novos usuários configurem hospedagem compartilhada para taxas que podem começar em menos de $ 5 por mês – embora as taxas padrão sejam aplicadas assim que o período de desconto terminar. Pacotes diferenciados também estão disponíveis, com recursos adicionais incluídos para preços mais altos. Os usuários geralmente podem atualizar sua hospedagem para um nível superior a qualquer momento – ou mudar para um tipo diferente de hospedagem.

Hospedagem Compartilhada é Fácil de Usar
As configurações de hospedagem compartilhada podem ser fáceis de usar, mesmo para um proprietário de site sem experiência em design ou desenvolvimento de sites. Esses planos geralmente vêm com suporte básico ao cliente do serviço de hospedagem e oferecem opções para instalações de sites “com um clique”, como o WordPress, que pode criar um site ativo em minutos, além de permitir alguma personalização. Cada site em uma conta tem seu próprio painel de controle, que fornece ferramentas para os webmasters gerenciarem seu conteúdo e aparência básica. Embora a hospedagem compartilhada permita que novos usuários criem um site com um orçamento apertado com a maioria dos recursos básicos essenciais para a execução do site, esse tipo de serviço básico tem desvantagens.

Saiba mais:

Como criart um site de casamento

Como proteger seu site de 8 ataques comuns a sites

As Desvantagens da Hospedagem Compartilhada
Todos os sites em um servidor compartilhado operam em uma alocação padrão dos recursos totais do servidor, incluindo memória, largura de banda e potência da CPU. Mas, assim como um aumento na demanda pode sobrecarregar a rede elétrica de uma cidade durante uma onda de calor, um aumento repentino de tráfego em um site pode causar lentidão em outros, mesmo que não sejam responsáveis ​​pelo aumento do uso dos recursos do servidor. Para manter as coisas niveladas, os provedores de hospedagem compartilhada podem limitar a quantidade de tráfego ou visitantes que um site pode ter para se manter elegível para seu plano de hospedagem compartilhada.

A segurança pode ser um problema
Na hospedagem compartilhada, tudo relacionado à manutenção dos servidores é de responsabilidade do provedor de hospedagem – e isso inclui a segurança. Os sites nesse servidor operam de forma independente, mas a tecnologia compartilhada pode possibilitar que atividades maliciosas em um site infectem outros próximos. Os proprietários de sites em uma situação de hospedagem compartilhada precisam confiar na segurança fornecida pelo host, pois esse tipo de pacote de hospedagem não oferece opções para os usuários instalarem suas próprias medidas de segurança para proteger seus sites.

Restrições podem – e devem – ser aplicadas
As contas de hospedagem de servidores compartilhados geralmente vêm com restrições rígidas e os usuários podem ser pegos de surpresa por essas disposições se não lerem o contrato de hospedagem com atenção. Os serviços de hospedagem podem proibir os usuários de instalar certos tipos de plug-ins ou aplicativos em seus sites, o que limita as opções de personalização. As ofertas promocionais para preços extremamente baixos podem triplicar após o término do período introdutório – e os usuários podem ser cobrados automaticamente pela taxa padrão. Os provedores de hospedagem reservam-se o direito de encerrar a hospedagem de um usuário

conta por uma variedade de razões, também. Se um site “ultrapassar” seus recursos alocados ao obter grandes quantidades de tráfego que afetam outros usuários, a conta pode ser encerrada. Da mesma forma, se um site atrair malware ou grandes quantidades de comentários de spam, ele pode ser bloqueado e os proprietários do site devem resolver o problema antes que o site possa ser ativado novamente.

Quem deve usar hospedagem compartilhada?
A hospedagem compartilhada funciona bem para sites que têm um volume relativamente baixo de tráfego e não requerem grandes quantidades de memória. Mas empresas maiores ou sites com muito tráfego podem não ser uma boa opção para o ambiente de hospedagem compartilhada, e pequenos sites que se tornam bem-sucedidos podem precisar de mais recursos para se expandir. Quando isso acontece, o proprietário de um site pode atualizar o plano para um nível mais alto de serviços em hospedagem compartilhada ou mudar para outras soluções, como hospedagem dedicada ou VPS . Também é possível permanecer indefinidamente em um plano de hospedagem compartilhada de custo ultrabaixo, se um site permanecer relativamente pequeno e não consumir quantidades excessivas de recursos do servidor compartilhado. Com custos baixos e recursos mínimos, um

serviço de hospedagem compartilhada pode ajudar novos usuários a construir uma presença online rapidamente, com espaço para crescer.