Início Investigação O Xadrez pode contribuir para melhorar a qualidade de vida

O Xadrez pode contribuir para melhorar a qualidade de vida

126
0

Um bom exercício mental para se realizar, enquanto se diverte, é o jogo de Xadrez. Este é um jogo de tabuleiro muito conhecido ao redor do mundo, sendo considerado um desporto e até mesmo uma arte milenar [1].

Durante uma partida, cada movimento realizado exige alto grau de concentração e raciocínio lógico. Tais táticas são empregadas para analisar as possibilidades de movimentos de ambos jogadores, reconhecer qual a melhor jogada e desenvolver uma estratégia que deixe o campo desfavorável ao adversário [1, 2].

Xadrez
Xadrez

Além de ser um jogo intelectualmente estimulante, o Xadrez, como indicam alguns estudos, pode ser considerado um instrumento para desenvolver e melhorar algumas habilidades. Exemplos destas – como o pensamento crítico e criativo, a capacidade de reconhecer padrões, o raciocínio lógico e o planejamento – são habilidades associadas a resolução de problemas e tomada de decisões [2, 3].

As habilidades mencionadas são utilizadas em muitas áreas, mas destaca-se seu uso nas ciências e Matemática, nas quais são empregadas para encontrar soluções de problemas. Para solucionar um problema, segue-se uma série de etapas, inicialmente tentando entender este através de uma análise para depois procurar por padrões e similaridades e então, finalmente, tentar solucioná-lo. É possível afirmar que o Xadrez é como um local onde é possível aprender a analisar situações, a solucionar problemas e a tomar decisões, pois cada movimento pode gerar novas possibilidades, as quais os jogadores devem tentar contornar caso seja uma desvantagem, ou tentar se beneficiar caso seja vantajoso. Além de tratar-se de um sistema com regras bem definidas [2, 3].

O Xadrez é constantemente associado a uma atividade de pessoas inteligentes, muitas vezes considerando que uma alta habilidade no Xadrez está associada a uma predisposição intelectual. Longe disso ser verdadeiro, uma vez que a maioria das habilidades exigidas pelo jogo são desenvolvidas ao longo da vida, mas destaca-se que tal jogo pode ser utilizado como um instrumento para desenvolvê-las [3].

A utilização do Xadrez num ambiente escolar pode ser benéfica para as crianças. Além de desenvolver capacidades analíticas e de tomadas de decisões, que posteriormente serão utilizadas em várias disciplinas, pode auxiliar na adaptação ao ambiente escolar e até mesmo melhorar o desempenho da criança [1 – 3].

Em suma, o Xadrez é um jogo que fortalece e aprimora as capacidades mentais de forma divertida, sendo assim uma grande ferramenta para ensinar a solucionar problemas e tomar boas decisões [2,3].

Texto por: Leonardo Raphael Otto de Rocco

REFERÊNCIAS:

[1] KRUMMENAUER, W. L.; STAUB JUNIOR, C. R.; CUNHA, M. B. O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 5, 1 jul. 2019. Acessado em: 28/07/2020.

[2] KAZEMI, F. Investigation the Impact of Chess Play on Developing Meta-Cognitive Ability and Math Problem-Solving Power of Students at Different Levels of Education. Elsevier, v. 32, 1 fev. 2012. Acessado em: 29/07/2020.

[3] SALA, G. Mathematical Problem-Solving Abilities and Chess: An Experimental Study on Yung Pupils. Sage Journals, 23 jul. 2015. Acessado em: 31/07/2020.