Prepare-se para uma história incrível do mundo animal! Cientistas descobriram que um tipo de formigas carpinteira, chamada Camponotus floridanus, faz algo que parece tirado de um filme: elas realizam cirurgias de amputação nas patas de outras formigas feridas para protegê-las de doenças mortais. É como se tivessem seu próprio hospital dentro do formigueiro!
Essa descoberta, que mostra um cuidado surpreendente e uma organização muito inteligente, foi publicada em um estudo fresquinho na revista científica Current Biology, lá no comecinho de julho de 2024.
Os pesquisadores, da Alemanha e da Suíça, viram que essas formigas não só percebem quando uma colega está machucada, mas também sabem qual é o melhor “tratamento”. Se a pata está muito machucada (na parte de cima, que os cientistas chamam de fêmur), a solução é cortar! Se o machucado é menor (na parte de baixo da pata, a tíbia), elas só fazem uma limpeza.
“É impressionante ver o quanto elas se importam umas com as outras e o que são capazes de fazer”, disse um dos cientistas do estudo, o Dr. Erik T. Frank. “Elas identificam as formigas que precisam de ajuda e fazem um procedimento que realmente salva vidas.”
Como é essa “Cirurgia” feita pelas formigas?
O que as formigas fazem é bem impressionante. As “enfermeiras” da colônia mastigam com cuidado a pata machucada para retirá-la. Depois da “cirurgia”, elas continuam limpando a ferida para que nenhuma bactéria se espalhe.
E o mais chocante é que funciona de verdade! O estudo mostrou que as formigas com patas gravemente feridas que foram amputadas tinham uma chance de 90% de sobreviver! Sem essa ajuda, muitas morreriam. Mesmo perdendo uma pata, elas se recuperam e voltam a trabalhar normalmente na colônia.
O Que Isso Significa?
Essa capacidade de cortar uma pata para evitar uma doença grave mostra o quão complexas e unidas as formigas podem ser. É um exemplo perfeito de altruísmo, que é quando alguém faz algo bom pelos outros sem pensar em si mesmo. Para as formigas, a saúde de uma é importante para a força de todo o grupo.
Essa descoberta muda o que a gente pensava sobre o “cuidado médico” no mundo animal. Não é só gente ou bicho grande que faz isso. As formigas nos mostram que a natureza está cheia de surpresas e que a cooperação é uma ferramenta poderosa para a vida.
A pesquisa completa está no artigo chamado “Wound-dependent leg amputations to combat infections in an ant society”, publicado na Current Biology em 2 de julho de 2024.
Você imaginava que as formigas eram tão “médicas”? É incrível, não é?