Início Cultura Como escrever um capítulo de livro académico?

Como escrever um capítulo de livro académico?

49
0

A escrita é uma parte muito importante da carreira de um académico; manter relatórios de laboratório, escrever declarações pessoais, redigir cartas de apresentação, propostas de pesquisa, a dissertação — esta lista continua. No entanto, embora estes sejam considerados essenciais durante qualquer programa de pesquisa, escrever um livro académico é um marco que todo escritor pretende alcançar. Pode ser seu desejo de escrever um livro ou você pode ter recebido um convite de uma editora para escrever um capítulo de livro . Em ambos os casos, a maioria dos pesquisadores acha difícil escrever um capítulo de livro académico.

Como escrever um  capítulo de livro académico?
Como escrever um capítulo de livro académico?

O que é um capítulo de livro académico?
Um capítulo de livro académico é definido como uma seção, ou divisão, de um livro. Estes são geralmente separados por um número de capítulo ou título. Um capítulo divide o tópico geral do livro em seções específicas do tópico. Além disso, cada capítulo de um livro está relacionado ao tema geral do livro.

Um capítulo de livro permite que o autor divida seu trabalho em partes para que os leitores entendam e se lembrem facilmente. Além disso, os capítulos ajudam a criar estrutura em sua escrita para um melhor fluxo de ideias.

Então, vamos facilitar o processo de escrita de um capítulo de livro com essas 7 etapas.

capítulo de livro

Etapa 1: reunir informações relevantes
Como você começaria a escrever um capítulo se não tivesse as informações ou dados necessários? O primeiro passo, mesmo antes de começar a escrever, é revisar e reunir todos os dados relevantes necessários para formular um capítulo informativo.

Como um capítulo se concentra em uma ideia principal, ele não deve incluir quaisquer lacunas que deixem o leitor perplexo. A criação de mapas mentais ajuda a vincular diferentes fontes de informação e compilá-las para formular um capítulo completamente novo. Como resultado, você pode estruturar suas ideias para ajudar na sua análise e vê-la visualmente. Esse processo melhora sua compreensão do tema do livro. Mais importante, classifique as ideias em uma ordem lógica de como você deve apresentá-las em seu capítulo. Isso torna mais fácil escrever o capítulo sem enrolar.

Etapa 2: projectar a estrutura do capítulo
Depois de passar horas discutindo ideias e entendendo os fundamentos que o capítulo deve cobrir, você deve criar um esboço estruturado. Além disso, seguir um formato padrão ajuda você a manter o controle e a estruturar seu capítulo com fluência.

Idealmente, um capítulo bem estruturado inclui os seguintes elementos:

Um título ou título
Uma introdução interessante
Parágrafos informativos do corpo principal
Um resumo do capítulo
Transição suave para o próximo capítulo
Mesmo assim, você não pode se restringir a seguir apenas uma estrutura; em vez disso, adicione mais ou menos a cada um de seus capítulos, dependendo do seu gênero, estilo de escrita e exigência do capítulo para manter o tema geral do livro. Mantenha apenas conteúdo relevante em seu capítulo. Evite conteúdo que faça com que o leitor saia pela tangente.

Etapa 3: Escreva um título/título de capítulo atraente
Quantas vezes você colocou um livro de volta na prateleira da livraria logo após ler o título? Nem se deu ao trabalho de ler a sinopse, não é? Da mesma forma, você pode ter escrito o capítulo mais impactante, mas que sentido faria se o título não fosse interessante o suficiente. Um título de capítulo impactante captura a atenção do leitor. É basicamente a regra da “primeira vista”!

O título/título do seu capítulo deve despertar a curiosidade no leitor e fazê-lo querer ler e aprender mais. Embora este seja o primeiro elemento de um capítulo, a maioria dos escritores acha mais fácil criar um título/título após completar o capítulo.

Etapa 4: criar uma introdução envolvente
Agora que você capturou a atenção do leitor com seu título/título, obviamente aumentou as expectativas dos leitores em relação ao conteúdo. Para mantê-los interessados ​​em seu capítulo, escreva uma introdução que os mantenha ligados. Você pode usar uma abordagem narrativa ou construir um enredo fictício para chamar a atenção do leitor. No entanto, certifique-se de não se desviar do contexto principal do seu capítulo. Finalmente, escrever uma introdução eficaz o ajudará a apresentar uma visão geral do seu capítulo.

Alguns dos truques a seguir ao escrever uma introdução excepcional são:

Criar um diálogo ou conversa
Incluir cotações
Crie um enredo fictício
Passo 5: Elaborar sobre os pontos principais do capítulo
Título impactante? Verificado!

Introdução interessante? Verificado!

Agora é a hora de mergulhar nos detalhes da seção do capítulo. Expanda sua declaração de abertura e comece a explicar seus pontos em detalhes. Mais importante, não deixe espaço para especulação na mente do leitor.

Esta seção deve responder às seguintes perguntas do leitor:

Por que o leitor escolheu ler seu livro?
O que eles precisam saber?
Suas perguntas e dúvidas estão sendo resolvidas com o conteúdo do seu capítulo?
Certifique-se de construir cada ponto de forma coerente e seguir um fluxo coeso. Além disso, forneça dados estatísticos, informações baseadas em evidências, dados experimentais, apresentações gráficas, etc. Você pode formular esses pontos em 4-5 parágrafos com base nos detalhes de seu capítulo.

Etapa 6: resumir o capítulo
Tão impactante foi a entrada, também deve ser a saída, certo? O resumo é a parte em que você está quase terminando. Esta seção é uma lição importante para seus leitores. Então, revisite o conteúdo principal do seu capítulo e resuma-o. Como seu capítulo forneceu muitas informações, você gostaria que o leitor se lembrasse da essência dele ao chegar ao final do capítulo. Portanto, escrever um resumo conciso que constitua o cerne do seu capítulo é imperativo.

Etapa 7: adicionar uma frase de chamariz e transição para o próximo capítulo
Esta seção vem no final do capítulo do livro, quando você pede ao leitor para implementar os aprendizados do capítulo. É uma forma de aplicar seus conhecimentos recém-adquiridos. Nesta seção, você também pode adicionar uma transição do seu capítulo para o capítulo seguinte.

Então você ainda teria nervosismo ao escrever o capítulo do seu livro? Existem outras estratégias ou etapas que você segue para escrever um? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo como essas etapas o ajudaram a escrever um capítulo de livro .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui