Início CURIOSIDADES Os 10 países que mais produzem bananas

Os 10 países que mais produzem bananas

41
0

Os países que mais produzem bananas se encontram na Ásia, África e América Latina. A banana, na verdade, é a fruta mais produzida e consumida de forma massiva no planeta. Sua produção se dá por todos os continentes, e a maior parte do consumo é feita pelo mercado doméstico de cada país. Contudo, há alguns que também exportam sua produção.

Os 10 países que mais produzem bananas
Os 10 países que mais produzem bananas

Conheça esses países abaixo segundo o último levantamento da Statista.

Países que mais produzem bananas
1. Índia
A produção de bananas se iniciou na Índia, que ocupa, hoje, o topo dentre os países que mais produzem bananas, cultivando mais de 31 milhões de toneladas anualmente.

A maior parte das bananas produzidas no país são consumidas domesticamente. As regiões de cultivo estão no nordeste e ao sol, mas o estado central de Maharashtra lidera a produção. Mais da metade das bananas cultivadas no país são do tipo Cavendish, a variedade mais produzida no mundo.

A Índia é também a maior consumidora de bananas no mundo.

2. China
A China fica em segundo lugar, mas com apenas um terço da produção da Índia: 11 milhões de toneladas ao ano. As bananas são cultivadas na China há séculos, mas só se tornaram um produto comercial nos anos 1980, quando os negócios privados se tornaram legais no país comunista.

A maior parte das bananas é cultivada no sul, em Guandong, Guanxi, Yunnan e Hainan.

3. Indonésia

A banana faz parte da dieta de bilhões de pessoas em todo o mundo. Imagem: Pexels
A banana é a fruta mais cultivada na Indonésia, um dos países que mais produzem bananas no mundo (e também asiático, assim como os dois acima). A produção anual excede os 8 milhões de toneladas. A maior parte da produção é consumida domesticamente.

As principais regiões de cultivo são Lampung, Java Ocidental e Java Oriental.

4. Brasil
O Brasil é o maior produtor de bananas na América do Sul, mas não é um grande exportador dessa fruta. Cerca de 95% dos 6 milhões de toneladas produzidos anualmente é consumido internamente.

A região que lidera o cultivo é o estado de São Paulo, ainda que também haja um cultivo significativo no nordeste. Mais da metade da produção é do tipo Cavendish, e a banana é consumida por todo tipo de brasileiro, independente da classe socioeconômica.

5. Equador
O Equador produz em torno de 6 milhões de toneladas ao ano, sendo um dos países que mais produzem banana em escala mundial. Além disso, é também o maior exportador. Apenas o petróleo é mais importante, em termos de exportação.

O Equador envia cerca de 60% da sua produção para o exterior, especialmente EUA e Europa ocidental, mas também para a Rússia e Ásia. As províncias onde o cultivo se dissemina em sua maior parte são Los Rios, El Oro e Guayas.

6. Filipinas
países que mais produzem bananas
Imagem: Pexels
As Filipinas cultivam em torno de 6 milhões de toneladas todo ano. Mais da metade são do tipo Cavendish, variedade cultivada tanto para o mercado doméstico como internacional.

As bananas para exportação, que amontam em um terço da produção, são cultivadas principalmente por companhias do país e multinacionais. Pequenos produtores costumam vender para essas empresas ou diretamente aos comerciantes.

7. Guatemala
A Guatemala se tornou um dos líderes no comércio de banana nos anos 1990. Sua produção anual é acima de 4 milhões de toneladas, fornecendo grande parte da importação da América do Norte.

O comércio internacional de banana na Guatemala é extenso e bem-sucedido, alcançando uma produção inigualável, com o foco principal sendo no mercado dos EUA. Quando a produção cresceu, o país também passou a exportar para o mercado europeu.

8. Angola
A guerra civil na Angola, que durou 27 anos, destruiu grande parte das bananeiras do país, ao ponto da Angola ter que importar a fruta no início do século. Após a guerra, o foco do governo foi reviver suas vendas de petróleo, o que tornou a recuperação agrícola um pouco mais lenta.

Na última década, finalmente, houve uma grande recuperação da banana. A Angola agora cultiva 4 milhões de toneladas ao ano, se tornando um dos países que mais produzem bananas, e o maior produtor no continente africano.

9. República Unida da Tanzânia
pexels oleksandr pidvalnyi 321552
Animais também apreciam essa fruta. Imagem: Pexels
Bananas fazem parte da dieta na Tanzânia, e a maior parte é cultivada nas regiões de Kagera, Kilimanjaro e Mbeya. O governo busca uma expansão na produção, que agora gira em torno de 3.5 milhões de toneladas.

A maior parte das vendas é doméstica, mas os fazendeiros estão começando a criar parcerias com exportadores, e parte da produção está sendo vendida para o Quênia e outros países.

10. Costa Rica
A Costa Rica foi o primeiro país da América Central a cultivar bananas, começando em 1878. Mais de 40.000 pessoas trabalham na indústria, produzindo 2.5 milhões de toneladas anualmente. Há mais de 100.000 acres de plantações no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui