Início Investigação O estresse acelera o envelhecimento do sistema imunológico

O estresse acelera o envelhecimento do sistema imunológico

31
0

O estresse pode afectar sua saúde mental, especialmente se for crónico. Mas como isso pode influenciar sua resposta imune?
Uma das maneiras pelas quais o estresse afecta o corpo humano é como ele impede que o sistema imunológico funcione da melhor maneira possível.

Seu sistema imunológico sabe quando você está estressado com o trabalho, família, finanças ou eventos actuais. O defensor natural do corpo é sensível ao estresse psicológico.

O estresse acelera o envelhecimento do sistema imunológico, o que pode aumentar o risco de câncer, doenças cardiovasculares e doenças como o COVID-19.

À medida que as pessoas envelhecem, o sistema imunológico naturalmente começa a se degradar drasticamente. Com o avançar da idade, o perfil imunológico de uma pessoa enfraquece, incluindo muitos glóbulos brancos desgastados circulando e muito poucos glóbulos brancos ‘ingênuos’ frescos prontos para enfrentar invasores.

De acordo com um estudo da USC Leonard Davis School of Gerontology, pessoas com pontuações mais altas de estresse tinham perfis imunológicos que pareciam mais velhos, com níveis mais baixos de defesa contra doenças.

“Pessoas com pontuações mais altas de estresse tinham perfis imunológicos que pareciam mais velhos, com porcentagens mais baixas de lutadores de doenças recentes e porcentagens mais altas de células T desgastadas”, disse o autor do estudo Eric Klopack, do Departamento de Gerontologia da USC.

As células T são alguns dos defensores mais importantes do corpo, realizando várias funções-chave. As células T “assassinas” podem matar diretamente células cancerígenas ou infectadas por vírus.

O estudo de Klopack analisou biomarcadores sanguíneos de 5.744 pessoas com mais de 50 anos coletados como parte do Health and Retirement Study, um estudo nacional de longo prazo sobre estresse econômico, de saúde, conjugal e familiar em americanos mais velhos.

O estudo descobriu que a associação entre eventos estressantes da vida e menos células T ingênuas permaneceu forte, mesmo após o controle de variáveis ​​como educação, tabagismo, uso de álcool, peso e raça ou etnia de origem nacional.

No entanto, existem maneiras de evitar que o estresse afete sua saúde gerenciando-o.

Pode-se interromper seu pensamento estressante e ansioso com terapia cognitivo-comportamental. Esta terapia foi mostrada em ensaios clínicos randomizados para aliviar a depressão, ansiedade, pensamento obsessivo, distúrbios alimentares e do sono, abuso de substâncias, transtorno de estresse pós-traumático e muito mais.

Fontes:

CNN health: “Social stress prematurely ages your immune system, study finds”

University of Maryland Medical System: “How Does Stress Affect the Immune System?”

Simply Psychology: “Stress, Illness and the Immune System”

News-Medical: “Stress accelerates aging of the immune system”

Proceedings of the National Academy of Science: “Social stressors associated with age-related T lymphocyte percentage in older US adults: Evidence from the US Health and Retirement Study”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui