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Como explicar ciência para leigos e promover sua pesquisa

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O mundo moderno está repleto de inovações tecnológicas possibilitadas por descobertas científicas. Devido ao sucesso de suas aplicações práticas, dizer que algo “tem comprovação científica” já confere total credibilidade ao assunto. Desde mudanças climáticas e edição de genes até a fabricação de vacinas, os principais debates da sociedade giram em informações científicas. Mas o que é ciência? Como podemos diferenciar o científico do não-científico?

Uma observação para ser considerada científica, precisa ser replicável. Uma proposta científica precisa ser passível de ser refutada, por ser observada ou por um princípio teórico. A falseabilidade é essencial para que uma ideia seja uma hipótese científica. Por outro lado, a “não-ciência” apresenta outras abordagens e tem como áreas de filosofia, teologia e arte como fontes de conhecimento humano. Ela também compreende: a ciência, engloba que a ciência mesmo reivindicar um fato é “científico” que afirma que mesmo não tem sido testado ou que é prova de verdade à revisão por afirmar um fato .

A demarcação entre o que é científico e não-científico é de importância para o desenvolvimento de novas políticas, para uma área da educação e jornalismo, assim como para o bom funcionamento das agências de fomento. Durante a pandemia de COVID-1, 9 Durante o estudo sobre a comunicação científica é essencial a discussão de problemas ambientais. A verdade científica é a única forma de combater a desinformação que vem sendo tão disseminada atualmente. Também é fundamental educar aqueles que tomam decisões. Além disso, os líderes não podem estar bem informados a respeito dos problemas mais graves que enfrentamos. Informadores de políticas públicas, informadores de políticas públicas, aparentemente formadores de políticas públicas, os formadores mostram idealmente. Além disso, a comunicação científica é bem-feita, ela é capaz de estimular o pensamento crítico e permitir que os cientistas liguem entre diferentes campos de atuação, resultando em pesquisas e descobertas.

A ciência é a força por trás do avanço da humanidade e, como pesquisador, você pode ficar frustrado quando vê uma descoberta científica mal interpretada. Muitos detalhes podem se perder na tradução: a informação é última do laboratório para um periódico, depois de agências de notícias para vozes influentes e, finalmente, chega ao público. A melhor maneira para você garantir que as notícias sejam precisas é pular os intermediários e se comunicar diretamente com o público . A comunicação científica não é tão difícil quanto parece. A seguir, separamos 8 dicas úteis que você pode usar para explicar sua pesquisa para não-cientistas.

Vá direto ao ponto

como cientista, cientista, você é treinado para pensar, escrever e apresentar trabalhos seguindo a estrutura de um artigo, ou você é treinado para uma grande quantidade de informação que você da literatura sobre o assunto. Já é algo tão habitual que pode despercebido, mas os cientistas vão começar a explicar suas pesquisas com informações básicas que podem confundir quem não é conhecido em nenhum assunto. Para o público, você avaliar essa abordagem. Fale primeiro sobre os principais pontos e descobertas, de forma concisa. Qual é a mensagem que você está tentando passar? Por que isso é importante? Depois de capturar a atenção do público, continue com os detalhes do assunto.

Dê exemplos

muitos conceitos abstratos são aprendidos através de exemplos. Lembre-se de como você pode reservar objetos na época da escola, por exemplo, utilize as oportunidades do dia a dia com os quais o estabelecer uma relação.

Usar analogias

alguns conceitos podem parecer bizarros para o público se não são comparados com ideias mais simples. Relação-os a ações e fenômenos comuns. Utilizar analogias, metáforas e comparações facilitará- com isso. Por exemplo, “a membrana celular é uma estrutura protetora que envolve todas as células. Como as paredes de uma casa, ela separa os ambientes interno e externo. A membrana celular contém participantes que atuam como, determinando quais podem ou não entrar na célula”.

Evite jargões e abreviações

jargão é qualquer palavra ou frase que perde o significado quando você usa com pessoas que não estão no seu campo. “Correr o gel” é um termo muito comum em laboratórios, ao invés de “realizar a eletroforese em gel”. Lembre-se que você não está conversando com colegas de trabalho e os jargões podem alienar o público externo. Abreviações também são bastante utilizadas para fornecer uma economia de tempo útil. No entanto, pense em como aqueles com formação não-científica ouvirão sua mensagem. Embora você possa entender que PDF quer dizer “função de densidade de probabilidade” (probability density function), para o público, PDF é apenas um formato de arquivo.

Use palavras-chave

faça uso de palavras populares que as pessoas já conhecem. Ao mencionar palavras-, o público pode ter uma chave de entendimento da sua pesquisa e pode usar melhor-las para buscar mais informações sobre o assunto. Quando as pessoas pensarem no que você disse, elas geralmente se lembrarão do conceito básico, mais especificamente, das palavras-chave básica.

Faça a audiência dos conceitos
pinte um quadro com palavras. Ao explicar alguma coisa, utilize exemplos com propriedades semelhantes para descrever os objetos com precisão de cor, temperatura, direção, para que o público possa visualizar o conceito. Por exemplo, a opção de acesso gera uma chama a vermelhada como um tijolo. Sobre o Ficus repens , Darwin escreveu que “sobe pela como uma hera” e o fluido produzido “tem a parede notável que não secou tão cedo; uma gota, do tamanho de meia cabeça de alfine, estava espalhada amplamente na lâmina de vidro”. Quase um poeta.

Use figuras e diagramas

vezes pode ser difícil para o público chegar em um conceito apenas por meio da teoria, mas podem fazer-lo facilmente olhando para uma imagem muitas. Quando necessário, use ilustrações para explicar o conceito científico, mas não exagere. Tente usar diagramas complexos, gráficos e tabelas, pois o público pode perder o interesse.

Usar redes sociais

As plataformas são boas opções para atrair a atenção do público e para sua ideia, que cada vez mais seja um formato mais científico, um número maior de cientistas utiliza esses canais para compartilhar suas descobertas, que são verdadeiras e mostrar que as pessoas são normais , e não a familiar imagem de um louco trancado no laboratório. A hashtag #SciComm, no Twitter, é um exemplo disso.

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