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    Como combater a procrastinação

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    Procrastinação é um problema comum para estudantes, professores e trabalhadores, mas existem algumas soluções.

    Seja uma tarefa de classe ou uma apresentação no trabalho, as pessoas em todo o mundo enfrentam um inimigo comum que retém sua produtividade: a procrastinação.

    O O que é a procrastinação e por que ela ocorre?

    Procrastinação é o acto de atrasar uma tarefa para fazer algo que parece mais agradável no momento.

    Tim Pychlyl da Universidade de Carleton no Canadá, esclarece que “não é o mesmo que atrasar intencionalmente algo, e que não é uma questão de gerenciamento de tempo, mas uma incapacidade de controlar nossas emoções e impulsos”, (BBC News World, 2017).

    Na realidade, a procrastinação é parte do espírito humano. Não é simplesmente um bom ou mau comportamento, mas pode ter conseqüências sobre nossa saúde mental.

    Soluções
    Identificar a causa
    Uma vez que a procrastinação decorre de uma resposta emocional, é importante identificar e compreender quais medos impedem que você entre na tarefa. Dependendo dos motivos de procrastinação, é melhor enfrentá-la e sua severidade.
    “Às vezes, nós adiamos tarefas que não são realmente tão importantes”, diz Clare Evans, treinadora de produtividade (The Guardian, 2020).

    Comece com pequenos passos
    Se a raiz do problema é motivada por um medo mais profundo, Psychlyl encoraja a dar pequenos passos em um método chamado de entrada em ação de baixo nível (The Guardian, 2020).
    Ao dividir a tarefa em etapas menores e mais manejáveis, a atenção é desviada para longe da natureza intimidadora da tarefa como um todo.

    Mude sua perspectiva
    Tente abordar a tarefa com uma mentalidade diferente. Pode ser tão simples quanto uma mudança de palavras de “tenho que” para “quero” (El Confidencial, 2021).

    Um outro passo é a prática da atenção e da meditação de antemão, para estar em um espaço mais calmo.

    Existem bons aspectos de procrastinação?

    Embora para algumas pessoas isso possa significar mais ansiedade e estresse, a procrastinação nem sempre é a pior coisa.

    De acordo com um estudo de 2005 realizado pela Universidade de Columbia e Universidade McGill, existem dois tipos de procrastinadores, um dos quais é o procrastinador ativo. De acordo com o estudo, os procrastinadores ativos tomam a decisão deliberada de deixar o trabalho para a última hora a fim de maximizar a motivação ou o desempenho, e isso funciona (El Confidencial, 2021).

    Se você usa a procrastinação como um motivador, ela pode funcionar a seu favor. Entretanto, se você estiver paralisado pelo medo da tarefa, estes passos podem ajudá-lo a alcançar uma mudança de hábito.

    Fontes:

    Procrastinación, «el problema más grave en la educación» (y cómo vencerlo)

    En defensa de la procrastinación. Elogio del tiempo perdido (frente al que las redes te roban)

    Confront your fears … and four other ways to stop procrastinating

    Los 5 verdaderos trucos para dejar de procrastinar

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