Início Artigos Para que escrever um Abstract ou resumo académico?

Para que escrever um Abstract ou resumo académico?

20
0

[web_stories title=”  Para que escrever um Abstract ou resumo académico?” excerpt=”false” author=”Pedro Caiombo” date=”3/05″ archive_link=”true” archive_link_label=”” circle_size=”150″ sharp_corners=”false” image_alignment=”left” number_of_columns=”1″ number_of_stories=”5″ order=”DESC” orderby=”post_title” view=”circles” /]O Abstract ou resumo académico, tem como objetivo o de sumarizar, indicar e predizer em um parágrafo curto, o conteúdo e a estrutura do texto integral que irá seguir-se.

O Abstract ou resumo académico, funciona como uma fonte de informação precisa e completa. Tem ajudado os pesquisadores a ter Acesso rápido e eficiente ao crescente volume de publicações científicas ( Graetz,1985,p.123; Salager – Mayer,1990,p.366).

Outra função do Abstract é persuadir o leitor a continuar a ler o texto integral, para convencê-lo de que o artigo que se segue é interessante e que os resultados são relevantes.

Qual é a organização do Abstract ou resumo académico?

A organização de um Abstract ou resumo académico é semelhante á de um artigo académico. O Abstract, é o reflexo do conteúdo e a estrutura do trabalho que se resume.

Existem duas formas de apresentação do artigos académico que são: Artigos de revisão da literatura ou artigos empírico- experimental e, o Abstract ou resumo do artigo, também poderá apresentar essas duas formas de organização da informação.

No artigo de revisão da literatura, o Abstract apresentará um carácter teórico, trazendo os elementos centrais da discussão feita no texto integral do artigo, conforme o exemplo que se segue:

Este artigo busca situar o panorama actual das reflexões críticas sobre os estudos teóricos e aplicados de terminologias. (Objetivo)Caracteza-sea passagem do paradigma normativo, fundador da teoria clássica da terminologia, para o enfoque pragmático-comunocacional das linguagens especializadas, identificando-se os principais pontos discutidos pelo percurso revisionista. Destacam-se os fundamentos e as proposições para o estabelecimento de uma nova teoria da terminologia articulada á luz do funcionamento da linguagem. Com isso,abre-se a perspectiva para o tratamento textual e discursivo dos termos técnico- científicos, com importantes implicações para a produção de obras de referência temáticas. (Elementos centrais do artigo).

No Abstract acima,o objetivo de ” situar o panorama actual das reflexões críticas sobre os estudos teóricos e aplicados de terminologia” indica que o trabalho provavelmente consiste em um levantamento teórico – bibliográfico de estudos que fazem essas reflexões críticas e uma discussão. Isso indica que será realizado um plano teórico e não prático, o que o caracteriza como de revisão da literatura. Continua….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui