Início Artigos O que é um artigo Académico?

    O que é um artigo Académico?

    12
    0

    O artigo académico é um texto,de aproximadamente 10 mil palavras, produzido com o objetivo de publicar em periódicos especializados, os resultados de uma pesquisa desenvolvida sobre um tema específico. Esse género de texto, serve como uma via de comunicação entre os pesquisadores, profissionais, professores e alunos de graduação e pós graduação.

    O conhecimento gerado na actividade de pesquisa é primordial para o avanço das várias profissões que compõem a sociedade nos dias actuais.

    O que é um artigo académico
    O que é um artigo académico

    A actividade de pesquisa está essencialmente ligada ao meio universitário, onde professores e alunos desenvolvem estudos avançados e pesquisas que, mais tarde se tornarão públicas por meio de apresentação em congressos, mais principalmente por meio da publicação de artigos. Esse conhecimento será gradativamente reescrito e recontextualizado na forma de informações simplificadas a serem publicadas na forma de texto de popularização da ciência em outros contextos como jornais e revistas de comunicação de massa, para que o público em geral vá assimilando os avanços da ciência e da tecnologia.

    Importa referir que, até há lgumas décadas atrás, acreditava-se que, o sol girava em torno da terra e que, só depois de muita discussão e depois de algumas pessoas morrerem na inquisição para hoje, graças a popularização da ciência ou divulgação científica, para hoje termos um entendimento geral de como funciona a rotação da terra. Esse conhecimento que hoje é acessível a todos, já foi numa primeira fase, um conhecimento muito académico e, acessível apenas para os pesquisadores da área.

    As informações geradas nas pesquisas, ao serem submetidos à apreciação e aprovação ( ou condenação) pública, são aos poucos absorvidos pela sociedade mais ampla, servindo de suporte para tomadas de decisões em diferentes instâncias como governos, empresas, industriais, comércio, escolas e famílias. Portanto, é importante analisar mais de perto, como acontece o sistema de circulação de informações científicas.

    O artigo académico é o género textual mais conceituado na divulgação do saber especializado académico.

    Um artigo pode ser visto como um documento escrito por um ou mais pesquisadores para relatar os resultados de uma actividade de investigação. Cada área e cada problema de pesquisa determinam o modo como a pesquisa será desenvolvida e, como consequência, a configuração final do artigo que relata a pesquisa.

    Existe o artigo de revisão teórica, que, consiste em um levantamento de toda literatura publicada sobre um tema específico.

    Existe igualmente o artigo experimental, que relata um experimento montado para fins de testagem de determinadas hipóteses.

    Há também o artigo científico empíricos, em que o autor ou autores relatam a observação direta dos fenómenos conforme percebidos pela experiência. Em algumas áreas como astrofísica, artigos experimentais são inseparáveis, conforme (Swales2004,p.207), para quem,

    “Não se pode fazer um experimento com uma estrela ou uma galáxia do mesmo modo como se pode realizar um experimento com um composto químico ou uma planta.” Nesse caso, os artigos de astrofísica se estruturam mais como argumentações lógicas do que relatos de análise de dados.

    os artigos experimentais e empíricos têm como objectivos, apresentar e discutir dados sobre determinado problema, dentro de uma área específica de conhecimento e, fazer interpretação na forma de resultados de pesquisa.

    Sinteticamente, o artigo experimental pode ser descrito em termos de:

    1- Objetivo( Apresentar os resultados de um experimento);

    2- Forma ( Deve ter de 10 a 20 páginas, incluindo as referências);

    3- Publicação ( Em periódicos académicos);

    4- Actividade que o autor desenvolve( Selecionar a bibliografia, delimitar e analisar um problema, discutir e avaliar os resultados do estudo diante de outras pesquisas prévias da área.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui