Início Artigos O que é o Abstract ou resumo académico?

O que é o Abstract ou resumo académico?

16
0

Abstract é um termo em inglês que em português significa resumo,mas, nesse caso em concreto, não se refere a qualquer resumo, mas, especificamente ao resumo académico.

Toda vez que você deseja apresentar seu trabalho algum congresso, seminário ou conferência, precisa enviar o seu Abstract ou resumo académico. Em geral, a aceitação do seu trabalho no evento dependerá desse abstract ou resumo académico, por isso é fundamental que ele esteja Claro e que realmente contenha as informações que você considera relevantes para convencer o leitor ( em seguida, os outros participantes do congresso)a assistirem a sua apresentação no dia do evento.
Além disso, é necessário que você obedeça às normas de formatação do artigo científico,estabelecidas pelos organizadores ( Qual a fonte a ser usada, o tamanho da letra e principalmente o número máximo de palavras permitindo).

Se o teu trabalho for aceito, esse Abstract aparece nos anais ou caderno de resumos dos evento, junto com os abstracts de todos os trabalhos selecionados. Nesse caso, o Abstract antecipará o conteúdo da pesquisa a ser apresentada no evento, bem como orientará os participantes do evento, que se guiarão pelos anais para assistir aos trabalhos. de seu interesse.

No entanto, há outras forma de publicação desse gênero: aquela em que o Abstract acompanha textos académicos mais longos, por exemplo, artigos, dissertações, teses, com padrões específicos de organização retórica.

Nesse caso, o Abstract resume as informações do texto mais longo, permitindo que os leitores tenham acesso mais rápido ao conteúdo desse texto. Em outras palavras, o Abstract é um texto breve que encapsula ou resume a essência do artigo que se seguirá. Essa é de extrema importância, já que, cada vez mais, o volume de textos dos quais temos que dar conta para estar em ” dia” com a nossa área de conhecimento é muito grande (Harley, Sydes, 1997, p.124).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui