Início Meio Ambiente Sonangol vai a produzir hidrogênio verde

Sonangol vai a produzir hidrogênio verde

16
0

[web_stories title=”false” excerpt=”false” author=”false” date=”false” archive_link=”true” archive_link_label=”” circle_size=”150″ sharp_corners=”false” image_alignment=”left” number_of_columns=”1″ number_of_stories=”5″ order=”DESC” orderby=”post_title” view=”circles” /]A Sonangol começa a produzir hidrogénio verde a partir de 2024, conforme o comunicado de imprensa da petrolífera estatal angolana distribuído nesta  quinta-feira.

Hidrogênio verde
Hidrogênio verde

Conforme o comunicado, a Sonangol assinou um memorando de entendimento com as multinacionais alemã Gauff e Conjucta, para a produção de hidrogênio verdade a partir de 2024, acordo este, que surge na sequência de estudos de viabilidade técnica e económica, efectuado previamente, para o financiamento, construção e operação de uma fábrica de produção de hidrogênio verde e produtos derivados em Angola.

“O objectivo é comercializar o produto no mercado local e internacional, em países como a Alemanha, prevendo-se igualmente a criação de empregos”, adianta o documento

Segundo o ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, citado no mesmo comunicado referiu que “não obstante a produção de energia alternativa, Angola vai continuar a explorar hidrocarbonetos, com a devida atenção à sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente”.

Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Gaspar Martins, sublinhou que empresa se posiciona como companhia de hidrocarbonetos, “com aposta na diversificação do seu portfólio de negócios, que inclui a produção de energia a partir de fontes renováveis, produção e comercialização de hidrogénio verde e seus derivados, biocombustíveis, de entre outros, por intermédio do seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento”.

A descarbonização do planeta é um dos objetivos estipulados por países de todo o mundo até 2050. Nesse sentido, a descarbonização de um elemento como o hidrogênio — responsável actualmente por mais de 2 % das emissões totais de Dióxido de carbono mundo, que resulta no hidrogénio verde, se revela como um dos pontos-chave para a chamada economia verde.

O hidrogénio verda tem a vantagem de ser  :

  • 100 % sustentável: o hidrogénio verde não emite gases poluentes nem durante a combustão nem durante o processo de produção.
  • Armazenável: o hidrogénio é fácil de armazenar, o que permite sua utilização posterior em outros usos e em momentos diferentes ao de sua produção.
  • Versátil: o hidrogénio verde pode ser transformado em eletricidade ou combustíveis sintéticos e ser utilizado com finalidades comerciais, industriais ou de mobilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui