Início Ensino Superior A ÚNICA FORMA DE DESENVOLVER O PAÍS É COM A CIÊNCIA

A ÚNICA FORMA DE DESENVOLVER O PAÍS É COM A CIÊNCIA

5
0

Por: Joaquim Costa Caiombo- Líder Associativo.

O Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço defendeu na provincia do Moxico que ” A única forma de desenvolver o País e com a ciência.”

A ciência refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em
sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de pesquisas.

A Universidade é uma instituição de ensino superior que compreende um
conjunto de faculdades ou escolas superiores destinadas à especialização
profissional e científica. As universidades oferecem actividades de ensino, de
pesquisa e de extensão, que são serviços de atendimento à comunidade, nas
diversas áreas do saber.

Segundo Mazzari Júnior “as universidades gozam de autonomia para executar suas finalidades, em estrita observância a lei , dai que as instituições de ensino que promovem a ciência devem doutar da mais alta
liberdade cientifica académica e democrática no exercio de suas funções “.

No mundo de hoje é impossível um país desenvolver completamente sem a
ciência e a tecnologia.

  • Não é apenas uma afirmação politica, o pensamento do Presidente da
    República é o mais acertivo e terá efeitos a longo prazo no desenvolvimento de Angola, apostando na ciência através de investimentos no sector da educação.
  • Hoje em dia, a ciência e a tecnologia ainda são curiosas, mas sua busca se tornou mais refinada. Elas buscam o bem social como um todo. Entender o impacto de uma inovação é tão importante quanto saber criá-la.
  • Por isso, ciência e a tecnologia atuam enquanto pensam em como suas novidades vão mudar o dia a dia das pessoas para melhor. No entanto só a curiosidade não é o suficiente. Hoje, ciência e a tecnologia também precisam de coerência. E, só assim, podem criar inovação de verdade, que vão mudar nossas vidas para melhor.
  • Quando pensamos como cientistas, deixamos de basear nossas opiniões em crenças e buscamos fundamentação em evidências. Paramos de escolher com base em suposições e damos início a um processo de seleção baseado em dados. Essa é a grande importância do pensamento científico, e, sem qualquer dúvida a visão futurista do Presidente da República.
  • Combase a isso sugerimos ao Senhor Presidente, a criação do Comitê Superior da Ciência e Tecnologia.
  • Sugerimos também ao Senhor Presidente da República o apoio impresindivel aos pesquisadores públicos e privados com foco no desenvolvimento de Angola.
  • O Presidente da República terá e tem o apoio da comunidade académica
    desde o momento que separou o joio e o trigo no ensino, julgamos conveniente e que será possivel a sua vitória, caso essa visão seja real para o futuro[web_stories title=”false” excerpt=”false” author=”false” date=”false” archive_link=”true” archive_link_label=”” circle_size=”150″ sharp_corners=”false” image_alignment=”left” number_of_columns=”1″ number_of_stories=”10″ order=”DESC” orderby=”post_title” view=”circles” /].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui