Início CPLP Michael Grätzel recebe o título de Doutor Honoris Causa em Portugal

Michael Grätzel recebe o título de Doutor Honoris Causa em Portugal

16
0

A Universidade do Porto em Portugal,vai distinguir, na sexta-feira, o investigador químico Michael Grätzel com o título de Doutor Honoris Causa, conforme o anúncio feito no site oficial da instituição.

Professor na Escola Politécnica Federal de Lausana, na Suíça, Michael Grätzel dirige o Laboratório de Fotónica e Interfaces e “abriu ainda um novo caminho para a produção de combustíveis verdes”, com o desenvolvimento de fotoeléctrodos nanoestruturados. O currículo do investigador, que integra a primeira posição de uma lista da Universidade de Stanford de 100 mil cientistas mundiais líderes em diferentes domínios, inclui diferentes distinções de excelência, como medalhas Diels-Planck-Lecture e August Wilhelm von Hofmann e prémios como Materials Today, Balzan, Fronteiras do Conhecimento da Fundação BBVA, Global Energy, Marcel Benoist, Millennium Technology e Internacional de Nanotecnologia RUSNANO.

O investigador, membro da Academia Suíça de Ciências Técnicas, da Academia Alemã de Ciências e outras sociedades científicas, publicou cerca de 1700 artigos e tem mais de 320 mil citações. No âmbito da atribuição do título Doutor Honoris Causa, está prevista uma aula na Faculdade de Engenharia, a partir das 16h de sexta-feira, proferida pelo próprio.

Michael Grätzel tem vindo a colaborar regularmente com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em projectos de investigação europeus e no apoio a estudantes de doutoramento. Desde 2008, mantém uma “estreita colaboração” com o professor Adélio Mendes, do Departamento de Engenharia Química da FEUP, com quem é co-autor da primeira patente de selagem a vidro assistida a laser de células solar sensibilizadas a corante.

Ao longo do seu percurso, o investigador foi também convidado de diversas instituições, como a Universidade da Califórnia, em Berkeley, a Universidade Nacional de Singapura, a Universidade Técnica de Delft ou a Escola Politécnica Superior de Paris-Cachan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui