Início Saúde e Bem Estar Implante cerebral pode ajudar cegos a ver

Implante cerebral pode ajudar cegos a ver

14
0

Um implante cerebral instalado dentro da cabeça de pacientes com deficiência visual poderá possibilitar que pessoas cegas passem a ver usando um par de óculos que transmitam imagens para o cérebro, conforme um estudo que está a ser desenvolvido na Holanda, tornado público pela Agência O Globo.

Implante cerebral pode ajudar a cegos a ver
Implante cerebral pode ajudar a cegos a ver

O implante denominado neuroprótese é fruto do Projecto Nestor, que conforme a Agência O Globo, é um consórcio formado por cientistas de vários institutos de pesquisa, como o Instituto Holandês de Neurociência, a Universidade de Twente, a Universidade Radboud, a Universidade de Maastricht e a Universidade de Tecnologia de Eindhoven.

Os óculos têm uma câmera na sua parte frontal, que tira as fotos. As imagens são processadas em um minicomputador, localizado na parte de trás do pescoço e posteriormente os dados são transmitidos para o chip implantado no cérebro, usando uma combinação de ondas de rádio semelhantes às utilizadas na tecnologia Wi-Fi e Bluetooth.

O chip que é implantado no cérebro envia sinais elétricos para diferentes partes do córtex visual, criando uma imagem.

O processo é semelhante aos sinais naturais que os olhos enviam para essa parte do cérebro que fazia parte do nosso sentido da visão. Essa região cerebral normalmente traduz as mensagens recebidas pelo olho em imagens, mas os pesquisadores acreditam que é possível replicar isso usando minúsculos eletrodos para estimular as células cerebrais.

O implante cerebral ainda não foi testado em humanos, mas os pesquisadores dizem que, testes de laboratório e experimentos em macacos têm sido promissores.

Os desenvolvedores esperam que o modelo de implante cerebral sem fio supere algumas das deficiências dos implantes anteriores, como o risco de infecções no cérebro que poderiam ocorrer caso fosse preciso utilizar fios para fazer a conexão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui