Início CPLP Helena Nader é a primeira mulher a dirigir a Academia de Brasileira...

Helena Nader é a primeira mulher a dirigir a Academia de Brasileira de Ciência

5
0
Helena Bonciani Nader, a nova presidente da Academia brasileira de ciência
Helena Bonciani Nader, a nova presidente da Academia brasileira de ciência

Helena Bonciani Nader, ex- presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) assumiu neste mês a presidência da Academia Brasileira de Ciência( ABC) para os próximos três anos(2022-2025).

Na tomada de posse, a nova presidente da (ABC) prometeu diálogar com o Parlamento brasileiro e lutar pelo resgate da ciência como política de Estado. Nader será a primeira mulher a comandar a centenária instituição em 106 anos, uma conquista que ela espera abrir caminho para muitas outras mulheres brasileiras.

Além de Helena Nader como presidente da ABC,a organização tem outras quatro mulheres na direção, Mercedes Bustamante( ecóloga), Patrícia Torres Bozza Viola( médica) Maria Domingues Varga ( química) e a engenheira agrônoma Mariângela Hungria.

Presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a qual presidiu entre 2011 e 2017, e membro titular da ABC, também é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês).

Nader é uma cientista que pesquisa a heparina, um composto que evita a coagulação do sangue e impede a formação de trombos. Como professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde se graduou em ciências biomédicas, já publicou mais de 380 artigos em qualificadas revistas científicas internacionais e já formou 46 mestres e 51 doutores. Como pesquisadora, acumula diversos prêmios, incluindo o Almirante Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia 2020, concedido pelo CNPq, e mais recentemente o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher (2020), concedido pela SBPC.

Aos 74 anos, mãe de uma filha e avó de uma menina de três anos, a paulistana Nader cultiva uma imagem de simplicidade. Frequentemente trajando jeans e camisetas básicas, sem maquiagem, ela é o tipo que arregaça as mangas e conversa com quem for – de presidente da República a deputados, de professores a sindicalistas – na militância em defesa da Ciência, Tecnologia, Inovação (CT&I) e Educação brasileiras.

Fonte: Jornal da Ciência – SBPC
Helena Bonciani Nader, a nova presidente da Academia brasileira de ciência

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui