Início Noticias Educação Angola e Espanha assinam protocolo no domínio das geociências

    Angola e Espanha assinam protocolo no domínio das geociências

    1
    0

    Angola e Espanha assinam esta quarta-feira, em Madrid, um protocolo de cooperação bilateral no domínio das geociências.

    Do lado angolano, o documento foi assinado pelo presidente do Conselho de Administração do Instituto Geológico de Angola (IGEO), Canga Xiaquivuila e da parte espanhola, pela Vice-presidente de relações Internacionais daAgência Estatal do Conselho de Investigações Cientificas, M.P. (CSIC), Ángeles Gómez Borrego, um evento testemunhado pelo embaixador de Angola naquele país, Luís de Matos.

    O referido protocolo de cooperação tem como objectivo, o estabelecimento de bases jurídicas que promovam a cooperação entre as Partes, de acordo com a nota da Embaixada de Angola na Espanha a que ANGOP teve acesso.

    As Partes acordam em cooperar no domínio das geociências na base da igualdade, reciprocidade e benefícios mútuos, troca de informações científicas e de pessoal técnico especializado.

    O instrumento visa ainda a realização de missões científicas e técnicas, a colaboração em actividades de pesquisa geológica e investigação científica, a organização conjunta de simpósios, conferências, workshops e seminários em ambos territórios, a fiscalização de levantamentos geológicos e geoquímicos.

    Este instrumento jurídico vai ainda permitir estudos específicos, podendo incluir-se a interpretação de dados adquiridos entre outras formas de cooperação de mútuo interesse que possam ser acordadas entre as Partes.

    Para o PCA do IGEO, a assinatura deste protocolo de cooperação é o concretizar do desejo manifestado pelos dois governos, durante a visita à Angola, do Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, em Abril de 2021.

    Na ocasião, Canga Xiaquivuila fez uma abordagem sobre o Plano Nacional de Geologia, (Planageo), que permitiu o reconhecimento geocientífico do território angolano, com a elaboração de um novo mapeamento geológico, bem como a elaboração de mapas hidrogeológicos regionais e estudos específicos que servem de uma mais-valia no combate à seca no Sul de Angola.

    O Instituto Geológico de Angola, é um organismo público que tem por funções fundamentais a execução e coordenação da cartografia geológica e do estudo dos recursos minerais do país, tendo em conta o carácter e a política mineira estabelecida pelo Governo.

    Fonte: ANGOP

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui